Bem-estar
Viver de um jeito calmo, nos dias atuais, é difícil. A rotina corrida traz vários compromissos que fazem com que o tempo pareça cada vez menor. Por isso, como ser uma pessoa calma é uma pergunta bastante feita. A resposta para essa pergunta traz muitos benefícios.
Quando se olha a vida de uma maneira mais tranquila, o estresse e ansiedade do dia-a-dia diminuem. Apesar de ser um processo complicado, a Eurekka quer te ajudar! E o primeiro passo é entender: afinal, o que é ser calmo?
No texto de hoje, vamos te contar algumas características de pessoas calmas, quais os benefícios, algumas estratégias para voltar à calma e te dar dicas de como ser mais calmo e tranquilo. Boa leitura!
O que é ser uma pessoa calma?
Ser uma pessoa calma, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é ser passivo e aceitar todos os tipos de situação. Ser tranquilo é conseguir se posicionar de uma maneira clara e respeitosa.
Além disso, ser uma pessoa calma é conseguir, em um momento de conflito, pensar sobre o que está ocorrendo e tentar resolver da melhor maneira possível, sem “perder a cabeça”.
Ademais, uma pessoa tranquila se conhece, ou seja, sabe o que deve evitar para conseguir manter a calma que tanto preza. O autoconhecimento é uma característica muito presente nas pessoas calmas.
Qual a relação entre ser calmo e ter paciência?
Os dois estados — calma e paciência — são bastante parecidos. Dessa forma, se define paciência como a habilidade de lidar com situações adversas sem reclamar ou se estressar tanto.
Já ser uma pessoa calma quer dizer que essa pessoa é tranquila no seu modo de viver e é paciente.
Portanto, os dois se relacionam com um jeito de viver e lidar com as situações que aparecem. É conseguir, então, olhar para a vida de uma maneira mais leve sem tanto estresse e brigas.
Quais os benefícios de ser uma pessoa calma?
Existem alguns benefícios em ser (ou buscar ser) uma pessoa calma. Alguns deles são:
- Menos estresse;
- Melhor comunicação com as pessoas;
- Mais autoconhecimento;
- Menos discussões agressivas;
- Melhora do humor;
- Lidar melhor com adversidades.
Além disso, alguns estudos dizem que pessoas calmas que, no geral, são introvertidas, atingem o bem-estar e a felicidade mais facilmente do que os extrovertidos.
O motivo disso é que, sabendo como ser uma pessoa calma, as pessoas são mais seletivas e, dessa forma, conseguem decidir o que realmente querem fazer ou não.
Como o estilo de vida ajuda a ser uma pessoa calma
Na rotina corrida que quase todas as pessoas têm hoje em dia, nos sentimos cada vez mais cansados e com menos disposição. É difícil ter tempo para tudo aquilo que precisa e quer fazer.
Por isso, ficamos com picos de ansiedade e estresse por não conseguir finalizar todas as atividades. E essa situação acaba nos deixando cada vez menos calmos.
Ter tempo para respirar e momentos de lazer durante os dias corridos é vital para aprender a como ser uma pessoa calma. Além disso, ter o hábito de organizar sua semana pode ajudar a diminuir a ansiedade e conseguir realizar mais momentos de relaxamento.
O hábito do sono é um dos que mais influencia no nosso bem-estar. Quando dormimos pouco, a irritabilidade é maior, assim como o cansaço e, com isso, a produtividade é menor. Então, uma boa noite de sono faz com que você descanse e se prepare para um novo dia.
Ademais, o hábito do exercício físico também faz diferença. Afinal, com a liberação de hormônios como a endorfina, que diminui a irritação e promove bem-estar, a busca por uma vida mais calma fica mais alcançável.
Como ficar calmo quando está nervoso
Cada pessoa tem seus rituais para voltar à calma quando se sente nervoso. Algumas pessoas gostam de distrair a mente lendo um livro, por exemplo. Outras, preferem olhar para a situação que ocorreu e entender o porquê de ter tanto sentimento e nervosismo envolvidos.
Além disso, respirar fundo algumas vezes também é uma ferramenta bastante usada para voltar à calma. Quando se usam essas técnicas com crianças, se fala para ela “cheirar a florzinha e assoprar a velinha”.
Ademais, as pessoas podem buscar mensagens positivas para ler e se lembrar de coisas boas. Podem também organizar coisas em casa ou na sua semana.
Portanto, cada um tem a sua maneira de se acalmar. Enfim, você vai precisar ir testando e descobrindo aquilo que te faz bem e ajuda nesse momento de nervosismo.
Como ser uma pessoa calma no dia a dia: 10 dicas
Para você que se sente muito estressado, boa parte do dia ou não se vê conseguindo lidar com situações difíceis, aqui vão 10 dicas sobre como ser uma pessoa calma:
1. Respire fundo
A respiração profunda e consciente tem o poder de auxiliar na volta à calma. Pois facilita a diminuição dos batimentos cardíacos.
Além disso, faz com que a pessoa tire alguns segundos para observar como se sente ou observar a situação.
Existem várias técnicas e ferramentas que podem te ajudar a diminuem a ansiedade, e de quebra, te ensinar a como ser uma pessoa calma. Com a terapia Eurekka, um dos nosso psicólogos irá pegar na sua mão e te ensinar o passo a passo sobre como ser uma pessoa calma e irá te ensinar a melhor maneira de manter a calma em diversas situações. Por isso, clique no banner abaixo para saber mais.
2. Faça uma pausa
Fazer uma pausa é vital para ser uma pessoa mais calma. Afinal, em todas as situações, a pausa vai ser benéfica para a cabeça descansar e pensar um pouco antes de agir de novo.
3. Qualidade de vida
Ser uma pessoa mais calma traz qualidade de vida, pois diminui o estresse. O estresse não é apenas momentâneo. Ele pode trazer muitas consequências físicas e mentais à saúde das pessoas.
4. Não discuta, questione
Discutir vai trazer brigas. Brigas, no geral, trazem sentimentos ruins, como tristeza e raiva. Apesar de ser importante poder senti-los, eles não trazem sensações boas para as pessoas, ainda mais se você não sabe lidar com eles naquele momento.
5. Medite
A meditação tem muitos benefícios, como o aumento da concentração e do bem-estar, o acalmar da mente e a melhora da memória.
Sendo assim, o ato de meditar vai ajudar você a passar por situações mais complicadas de um novo jeito, tendo mais calma e leveza para resolver o que for preciso.
Lembre que o processo da prática de meditação é lento. Além disso, suas primeiras tentativas podem ser difíceis, principalmente quanto a se concentrar. Mas é um processo que vale a pena investir e evoluir!
6. Separe o profissional do pessoal
Separar o pessoal do profissional ajuda muito para que você não leve mensagens negativas direcionadas ao seu trabalho para a vida pessoal e como você é como ser humano.
Além disso, separar o seu tempo entre profissional e pessoal vai ser importante para criar uma rotina organizada. Rotinas ou pequenos planejamentos, no geral, diminuem a ansiedade das pessoas e as deixam mais calmas.
7. Faça a higiene do sono
A higiene do sono se trata de vários comportamentos que auxiliam na melhora da qualidade do sono e até no adormecer.
Um dos principais pontos da higiene é criar sua própria rotina, colocando hábitos que te relaxam e te deixam mais calmo antes de dormir.
Além disso, evitar o consumo de café no período da noite é uma das dicas mais conhecidas sobre a higiene do sono.
É vital ainda, lembrar que o recomendado é dormir 7 horas por noite. Esse tempo tem o objetivo de garantir que o seu humor e outras sensações sejam melhores durante suas atividades e o cansaço seja menor.
8. Se distraia
Encontrar atividades de distração quando tudo parece difícil é uma ótima saída em alguns casos. Isso ajuda muito a retornar a calma.
A calma vem de sensações boas que nos dispomos a sentir. Portanto, entender onde e em que situações você encontra isso irá auxiliar bastante para se tornar uma pessoa mais calma.
9. Faça exercícios
Fazer exercícios físicos libera vários hormônios no nosso corpo. Em sua maioria, esses hormônios nos dão boas sensações.
Alguns exemplos desses hormônios são: a endorfina — mais conhecida como hormônio do bem-estar, por melhorar o sono e aumentar a queima de gordura —; e a serotonina — mais conhecida como hormônio da felicidade e que se relaciona com a regulação do humor.
Portanto, praticar atividades físicas tem benefícios físicos e psicológicos.
10. Evite a negatividade
Muitas vezes, quando estamos tristes ou com raiva, a negatividade aparece. Assim como, às vezes, conhecemos pessoas muito negativas e que não conseguem acreditar que algo vai dar certo.
Portanto, é vital que você busque outros tipos de companhia e outros tipos de padrões de pensamento. A negatividade vai deixar você cada vez mais nervoso e não vai ajudar a chegar a uma solução.
Além dessas dicas e informações, uma ferramenta vital para se tornar mais calmo é o autoconhecimento. A terapia na Eurekka tem como um dos focos ajudar você a se conhecer e a entender seus sentimentos e suas sensações.
É bastante importante saber reconhecer o que sente para poder lidar com isso da melhor maneira possível. A terapia tem o objetivo de ajudar a reconhecer e, logo em seguida, te auxiliar a lidar.
Nossos profissionais qualificados estão preparados para te ajudar a, por exemplo, não ter mais explosões de raiva ou discussões que acabem em briga. Basta você escolher iniciar esse processo!
Por isso, clique aqui para agendar a sua primeira sessão e definir seus objetivos. Você será direcionado ao psicólogo ideal para o seu caso.