Existem algumas competências que podem ser melhor trabalhadas e desenvolvidas a fim de que os profissionais que as possuem consigam uma promoção no ambiente de trabalho. As características e comportamentos de uma pessoa em relação ao trabalho têm total interferência em suas conquistas.
Dentro de uma empresa, é grande a disputa por promoções e por reconhecimento, por isso, todo e qualquer tipo de comportamento é observado e analisado para que a decisão final seja tomada. Sendo assim, mais do que as habilidades técnicas (que têm grande relevância) também são analisadas habilidades pessoais.
Mas quais são as competências que podem servir para conquistar uma promoção dentro de uma empresa? No artigo a seguir, falaremos mais a respeito das competências que podem ajudar profissionais de diferentes áreas a ascender nas empresas em que atuam. Boa leitura!
Conheça as competências que podem render uma promoção
Cada vez mais as empresas vêm buscando nos seus quadros de colaboradores profissionais para assumir cargos de liderança. Os profissionais que desejam conquistar uma posição de destaque dentro da companhia devem se atentar para as competências mais valorizadas.
A seguir você poderá conhecer mais sobre as competências que estão sendo mais buscadas pelos gestores para promover colaboradores.
1. Demonstre produtividade
Mostrar interesse pelos assuntos da empresa e correr atrás de bons resultados, demonstra que você está interessado no que está produzindo e entregando. Para assumir um cargo de destaque na hierarquia de uma companhia, é determinante que o profissional seja produtivo.
Cabe o adendo de que ser produtivo não é o mesmo que ser ocupado. Uma pessoa ocupada é aquela que está o dia todo realizando tarefas e não tem tempo para nada. Por sua vez, uma pessoa produtiva é aquela que, independentemente de ter muitos ou poucos itens em sua lista de afazeres, entrega bons resultados.
2. Seja curioso
Sabe aquela curiosidade que “empurra” as pessoas para frente? Aquela saudável, que causa “fome” por conhecimentos e novas ideias? É esse tipo que os grandes líderes buscam em seus funcionários.
Pessoas que ocupam altos cargos precisam estar entusiasmadas para cumprir seus afazeres e colaborar com o desempenho da empresa, e para isso, nada melhor do que “uma dose” de curiosidade para manter aflorada a vontade de crescer e aprender dentro da empresa em questão.
3. Invista em você
Acreditar no seu potencial e buscar formas de crescer profissionalmente é uma estratégia maravilhosa para você ser reconhecido no ambiente de trabalho. Pessoas que demonstram ser e estar interessadas em crescer e evoluir se destacam perante os demais candidatos. Dessa forma, as chances de conseguir uma promoção no trabalho, é significativa.
Entre as formas mais efetivas de fazer esse investimento podemos citar fazer cursos de capacitação e assistir a palestras. Quanto mais você amplia o seu horizonte de conhecimentos, mais preparado se torna para assumir desafios mais significativos. Tenha certeza de que as lideranças dentro da companhia estão atentas a esse tipo de movimento.
4. Mantenha o autocontrole
Manter o autocontrole é fundamental para que o seu líder ou gestor saiba que você é uma pessoa equilibrada e sabe lidar com circunstâncias difíceis. O segredo é não se contaminar com a melancolia do grupo e muito menos com os problemas que surgem.
Se pretende subir de cargo, tenha sempre em mente que o seu discurso deve ser otimista, preciso e cheio de foco no resultado, isso faz toda a diferença. Em linhas gerais, significa ter uma inteligência emocional bem desenvolvida. Essa habilidade pode ser bem trabalhada através do processo de Coaching. Então, se possível busque o auxílio de um Coach.
5. Tenha mais flexibilidade
Aquela velha história de “não faço isso porque não sou pago para fazer” ou “isso não está sob a minha responsabilidade” são frases totalmente aversivas aos conceitos de líderes e gestores. É interessante entender que aquele que pensa e fala dessa forma, não tem chance alguma de conquistar um cargo importante dentro de uma organização.
Por esse motivo, se você deseja uma promoção e quer ser um líder um dia, seja flexível, esteja disposto a fazer novas tarefas e a participar de atribuições, sem que isso gere queixas. Em outras palavras, seja proativo e construa boas relações interpessoais, o próximo item da nossa lista.
6. Desenvolva boas relações interpessoais
Se a sua meta é ser promovido para um cargo de liderança, saiba que precisará ter uma boa rede de contatos dentro da própria empresa. Para que os gestores cogitem o seu nome para um posto de liderança, precisam acreditar no seu potencial para exercer esse papel.
Para isso, é interessante desenvolver uma boa relação interpessoal entre você e seus colegas. Além disso, ao alcançar o tão sonhado cargo de liderança, é importante contar com uma base que o apoiará. Lembre-se de que ninguém constrói nada significativo e grandioso sozinho.
7. Não se envolve em fofocas
Se tem algo que os bons gestores abominam em suas empresas é fofoca. Aquele “disse-me-disse” pelos corredores prejudica a produtividade e desvia o foco do que é realmente importante, o trabalho. Então, se você deseja ter um colaborador colocado na lista de potenciais promovidos, é importante evitar se envolver nesse tipo de conversa.
Ao perceber que os seus colegas estão enveredando por esse caminho, dê uma desculpa e se retire. Faça todo o possível para não participar de fofocas, além de não agregar em nada, pode te atrapalhar no seu caminho de crescimento profissional.
Basta ser visto ou envolvido uma vez numa fofoca para perder parte da sua credibilidade. O seu comportamento pessoal faz toda a diferença no momento em que se está escolhendo um novo líder.
8. Busca por resultados mensuráveis
O profissional que tem perfil para ser promovido é aquele que mais do que fazer encontra formas de03 mensurar o que produz. A mensuração de resultados é determinante para tornar claras as entregas que estão sendo feitas e, assim, o colaborador se destacar.
Sendo assim, é importante que o profissional considere quais são os indicativos mais pertinentes para avaliar os resultados do seu trabalho. Como os resultados podem ser analisados de acordo com o tanto que estão impactando positivamente a empresa? Esse tipo de definição é essencial para se apresentar como uma boa alternativa para assumir cargos de maior destaque dentro da estrutura organizacional.
Viu como existem algumas características que quando são trabalhadas podem auxiliar em seu desempenho e trabalho?
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Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.
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