Conheça a grafologia e sua importância no entendimento das personalidades

grafologia e personalidade A grafologia é uma técnica que permite analisar os padrões de escrita que identificam o estado psicológico de uma pessoa.

Você acredita que a escrita possa revelar questões importantes sobre a personalidade de alguém? Se você não acredita, este artigo vai te fazer mudar de ideia. A grafologia é uma técnica interessante e bastante reveladora. Ela consiste no estudo da caligrafia das pessoas, identificando determinados aspectos da escrita que revelam características pessoais.

Será que uma letra pequena indica uma personalidade tímida? Será que um traço forte indica uma pessoa determinada? Enfim, se você deseja saber mais sobre esse assunto, é só continuar a leitura a seguir para entender mais sobre a grafologia!

O que é grafologia?

A grafologia é uma técnica projetiva, cujo objetivo é o estudo dos traços de personalidade dos indivíduos por meio da interpretação dos chamados aspectos gráficos da escrita manual. Também chamada de “psicologia da escrita”, a técnica surgiu na China, no século 4 a.C. O filósofo japonês Okakura afirmou que “Cada traço da escrita expressa uma vida inteira”.

Por meio de uma análise grafológica, é possível analisar os padrões de escrita que identificam o estado psicológico de uma pessoa. Aqueles que são favoráveis a essa técnica asseguram que o cérebro envia sinais para que os músculos escrevam, afirmando que não é a mão que escreve, mas sim o cérebro.

Um grafólogo (profissional da área da grafologia) tem a capacidade de identificar as características pertinentes da escrita e a forma como elas interagem. Por meio da descrição das letras e da análise de assinaturas, é possível elaborar um relatório psicológico, confirmando o comportamento nas áreas intelectuais, afetivas e sociais.

Como funciona uma análise grafológica?

Grafologia é uma mistura de arte e ciência. É uma ciência porque mede a estrutura e o movimento das formas de escrita — inclinações, ângulos, espaçamento e pressão são calculados com precisão. E é uma arte porque o grafólogo precisa manter em mente o contexto geral em que a escrita está inserida, analisando-a como uma verdadeira obra artística. Diferentemente do que muitos pensam, a análise grafológica não é feita sem que haja entendimento do contexto em que a escrita foi realizada.

A escrita consiste em três aspectos: movimento, espaçamento e forma. Um grafólogo estuda essas variações à medida que ocorrem em cada um desses aspectos da escrita e atribui interpretações psicológicas para elas. Os especialistas em grafologia para entendimento da personalidade podem alcançar um alto grau de precisão nas suas análises.

Quais são os usos da grafologia?

As aparências podem enganar, mas a caligrafia nunca mente. Ela revela como o escritor pensa, sente e se comporta. A escrita mostra a motivação que está por trás das ações e descreve a propensão do escritor a se comportar de maneiras que não podem ser esperadas.

A grafologia não só examina o comportamento, mas também o subconsciente ou os porquês que estão por trás das ações, fornecendo informações que não poderiam ser encontradas de outra forma ou em um tempo tão curto. Isso faz com que ela seja uma ferramenta muito poderosa para conhecer melhor uma pessoa. A análise grafológica é, portanto, altamente eficaz em uma ampla variedade de situações, como:

1 – Recrutamento em empresas

Um grafólogo experiente pode escolher os melhores candidatos para cada tipo de vaga, levando em conta os pontos fortes e fracos de uma pessoa. Muitos fatores de personalidade podem ser identificados, e caberá aos recrutadores decidirem se eles são fatores positivos ou não para a organização empresarial. Uma caligrafia específica pode indicar, por exemplo, um candidato desorganizado, o que pode ser incompatível com determinadas vagas, já servindo como um alerta aos recrutadores.

2 – Treinamento corporativo

Para esse caso, é possível destacar os pontos fortes e fracos da equipe a fim de encontrar formas para promover a motivação de todos. A grafologia, aqui, se torna uma aliada poderosa para conhecer mais a fundo os membros das equipes. Assim, se a escrita dos colaboradores indicar falta de determinação ou de motivação, isso serve de alerta aos gestores e líderes da empresa em geral, podendo estimulá-los a desenvolver ações e treinamentos que melhorem a determinação e o ânimo de todos.

3 – Orientação vocacional

A grafologia pode ser uma interessante aliada para aqueles que procuram ingressar no mercado de trabalho ou que estão mudando o rumo da carreira. Por meio dessa técnica, é possível identificar habilidades e características para que as decisões ligadas à carreira sejam tomadas com maior segurança e eficácia. Um traço escrito pode indicar desorganização, mas, em compensação, apontar um bom potencial criativo. Isso pode ajudar o individuo a fazer escolhas mais compatíveis com o seu ser.

4 – Autoconhecimento

Muito se engana quem acredita que a grafologia só pode ser aplicada no ambiente corporativo. Ela também pode ser utilizada para questões pessoais. Por isso, a técnica pode ser utilizada por pessoas que buscam investir em autoconhecimento para, assim, entender melhor questões íntimas. Vale destacar que o autoconhecimento pode contribuir de maneira positiva com as suas relações pessoais e profissionais. A análise pode enaltecer forças e pontos de desenvolvimento das pessoas.

A grafologia, portanto, é uma técnica que pode ser utilizada em uma infinidade de situações e pode ser bastante útil, tanto no campo pessoal quanto no campo profissional e  corporativo. Se ficar curioso para ter a sua caligrafia analisada, não deixe de procurar um grafólogo capacitado para realizar esse processo!

Agora, conte-nos: o que você achou dessa técnica? Já fez uma análise grafológica alguma vez? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

Créditos da Imagem: Por Dragon Images – ID da foto stock livre de direitos: 176615030

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.



LINK DA FONTE

Rolar para cima