Desconecte-se do trabalho e aproveite melhor o Natal e o Ano Novo

familia em frente árvore de natal

Confira a importância de se desconectar do trabalho para aproveitar melhor o Natal e o Ano Novo.

Chegamos a mais um final de ano e, com ele, às festividades de Natal e Ano Novo. As principais datas comemorativas, os dias 25 e 31 de dezembro, devem ser aproveitadas para relaxar junto às pessoas queridas. Mas, como evitar que as demandas de trabalho atrapalhem as suas comemorações? 

Em um contexto em que estamos o tempo todo conectados, é difícil evitar o trabalho constante. No entanto, é fundamental ter momentos para curtir o seu descanso e tranquilidade. Pensando nisso, listamos dicas que vão te ajudar a se desconectar do trabalho e encontrar o merecido descanso. Vamos conferir?

Por que é importante se desconectar no Natal e Ano Novo?

Antes de chegarmos às dicas, é interessante pontuar porque é tão importante ter esse tempo de descanso e relaxamento no final de ano. Após um ano inteiro totalmente envolvido com as demandas profissionais, é essencial poder respirar um pouco.

Desligar-se do trabalho por alguns dias é determinante para quem deseja instituir uma rotina mais saudável. Inclusive o retorno ao batente tende a ser muito mais produtivo após esses dias dedicados à família.

O Natal e o Ano Novo são datas para celebrar em família, com as pessoas amadas. Então é importante estar livre para confraternizar com essas pessoas. Dividir a sua atenção entre o trabalho e a família não dá certo, pois você não conseguirá focar em nenhum dos dois. Então se desconectar é necessário.

Final de ano: confira dicas para se desconectar do trabalho

Acima explicamos a importância de se desconectar do trabalho para aproveitar melhor o Natal e o Ano Novo com as pessoas queridas. Mas, se mesmo assim você acha difícil se desvencilhar do trabalho nessas datas, vai gostar das dicas que listamos a seguir. 

1. Relaxe e desfrute da companhia de sua família e amigos

Aproveite para se conectar mais às pessoas que você ama e colocar a conversa em dia. Deixe seus e-mails de trabalho para depois. Nada de ficar acessando-os, via celular/tablet.

Algumas pessoas se sentem culpadas quando ficam fazendo simplesmente nada. Porém, é importante estar ciente de que se manter conectado e trabalhando o tempo todo reduz sua capacidade de produtividade. É preciso dar um tempo para a sua cabeça relaxar e assim recuperar o foco total. 

2. Tenha um cronograma

Se você não pode parar totalmente de trabalhar nas semanas de final de ano, é importante que pelo menos tenha um cronograma. A ideia é se organizar para que o Natal e o Ano Novo sejam dias livres para você curtir com seus amigos e familiares.

O ideal é começar a pensar nesse cronograma no final de novembro, pois assim você tem o início de dezembro para dar aquela adiantada nas atividades. Considere que você pode trabalhar um pouco mais nas primeiras semanas do último mês do ano para estar livre no Natal e Ano Novo. 

Coloque tudo o que precisa ser feito, com seu devido prazo, numa planilha ou lista. Quando as informações são visuais se torna mais simples entender como fazer a organização do seu tempo. Essa organização prévia permitirá, inclusive, que você avise as pessoas do seu convívio quando estará livre. 

3. Divirta-se

Desfrute desses instantes felizes. Procure distrair-se, mas cuidado para não cometer excessos com bebidas e comidas, pois isso pode fazer você se arrepender depois. Em suma, a dica é se divertir com responsabilidade. Diversão não é sinônimo de excessos e sim de fazer aquilo que gostamos e nos faz bem. 

Para evitar a “tentação” de trabalhar entre uma conversa e a ceia, é interessante que você desmonte os aparatos do seu escritório em casa. Mesmo quem trabalha presencialmente na empresa tem aquele cantinho de trabalho em casa, com notebook e arquivos. Deixe esse cantinho desativado, se for possível desmonte-o. 

4. Deixe o trabalho de lado

As questões de trabalho, sempre estão em nossa mente, e isso é muito importante, mas nos momentos corretos. Enquanto estiver comemorando as festas de final de ano procure se desligar, dar mais atenção aos familiares e amigos. Procure também falar de outros assuntos que não seja trabalho.

Lembre-se de que antes de ser um excelente profissional você é uma pessoa com interesses e hobbies. As pessoas à sua volta também são pessoas com interesses próprios e com um repertório pessoal interessante para te ajudar a desviar o foco do trabalho. 

5. Cuidado com o presente

Se você estiver participando de amigo secreto em família, procure saber o que a pessoa deseja ganhar. Busque informações com parentes para não errar na escolha. Assim você fará a outra pessoa feliz e se sentirá integrado. Procure se engajar na brincadeira, foque em se divertir e divertir aqueles a sua volta. 

6. Entre no clima

É tempo de festa e celebração. Entre no clima de Natal e Ano Novo e deixe esta magia contagiar você e as pessoas ao seu redor. Uma forma divertida de entrar no clima é fazer uma maratona de filmes e séries de Natal. Você pode assistir essas produções com seus familiares e amigos. Dê uma chance para as festas de fim de ano. 

7. Entenda que você merece

Repita para si mesmo “eu mereço esse período de descanso”. Esse mantra te ajudará a se lembrar de que trabalhou por muito tempo ao longo do ano para conquistar o direito de ter uma folga nesses dias.

E mais uma vez repetimos ser necessário fazer pausas para ser mais produtivo. Trabalhar sem descanso não vai te tornar melhor no seu trabalho, ao contrário apenas te deixará menos focado. Para ser um bom profissional é essencial saber quando é hora de parar e só relaxar. 

Aproveite as dicas. Nesta época de festas é chegado o momento de rever, abraçar, estar com seus familiares e amigos e ser feliz. O Natal e o novo ano nos convidam a refletir sobre tudo o que fizemos no ano que passou, e a pensar no que podemos evoluir neste novo ciclo que se aproxima.

Aproveite cada momento como uma oportunidade de ser feliz e estar preparado para os novos desafios. Este conteúdo te ajudou? Compartilhe em suas redes sociais para levar o conhecimento adiante!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.



LINK DA FONTE

Rolar para cima