Uma comunicação clara e eficiente é uma das bases para a formação de equipes sólidas. Essa é uma habilidade bastante valorizada entre os profissionais de diferentes áreas e potencializa resultados das empresas. Tão importante quanto ter uma mensagem bem formulada, é transmiti-la de forma eficaz para a sua audiência.
Por esse motivo, as habilidades de comunicação dos profissionais são consideradas de grande importância. Contudo, a comunicação não se restringe apenas à palavra escrita ou falada. No artigo a seguir iremos explicar com mais detalhes quais são os tipos de comunicação no trabalho que existem e qual é a relevância delas.
Afinal, o que é comunicação?
A comunicação consiste no processo de transferência de informação, isto é, um indivíduo diz algo (emissor) para outra pessoa que ouve (interlocutor). Essa transferência pode ser realizada através de diferentes canais. Porém, não é apenas através das palavras que o emissor comunica a sua mensagem. Gestos, movimentos e ações também corroboram para a construção dessa mensagem.
Isso significa que é essencial que os profissionais se atentem para a forma como estão transmitindo as mensagens mais relevantes. Desenvolver as habilidades de comunicação é bem importante para alavancar a carreira. Para aprimorar a sua capacidade de se comunicar com eficiência, é crucial conhecer os quatro tipos de comunicação que explicaremos a seguir.
Conheça os 4 tipos de comunicação no trabalho
A comunicação se dá em quatro esferas, ou seja, sob quatro formas: verbal, não-verbal, escrita e visual. Confira abaixo uma explicação mais detalhada de cada tipo e dicas para melhorar essas habilidades.
1. Comunicação verbal
Quando se fala em comunicação é natural pensar diretamente no tipo verbal. Trata-se basicamente do uso da linguagem para a formação de uma frase, ou seja, palavras são utilizadas para comunicar aquilo que se deseja.
Esse tipo de comunicação possui grande relevância em nosso cotidiano pelo fato de ser eficiente e instantânea. No ambiente de trabalho as pessoas usam esse tipo de comunicação em várias situações, como em reuniões, apresentações ou em conversas umas com as outras.
Dicas para potencializar a sua comunicação verbal
Confira dicas para tornar a sua comunicação verbal mais eficiente.
Confiança na voz
Ter confiança naquilo que está dizendo contribui para transmitir suas ideias com mais clareza para os demais. Empregue um tom de voz forte e firme para que todos possam ouvir o que está sendo dito com facilidade e sem deixar dúvidas.
Evite os marcadores de discurso
Marcadores discursivos são palavras ou sons usados para preencher pausas durante uma conversa. Usar excessivamente esses marcadores pode confundir e até entediar a audiência. Então, cuidado com o uso de “né”, “ok”, “você sabe”, “certo”, “um”, entre outros.
Atenção à linguagem corporal
A sua postura enquanto fala também transmite uma mensagem, então, se estiver sentado procure manter a postura ereta com a mão sobre a mesa. Mostrar-se confiante através da linguagem corporal é importante para se comunicar mais efetivamente.
2. Comunicação não-verbal
A comunicação não-verbal caracteriza-se pela transmissão de mensagens por meio de gestos, expressões faciais e/ou linguagem corporal. É bastante comum que esse tipo de comunicação seja combinado com a comunicação verbal. Em muitos casos, essa combinação se dá de forma involuntária.
As pessoas tendem a prestar atenção aos sinais não-verbais de quem fala para tentar entender o que o orador está pensando. Então, é bem importante encontrar formas de expressar mensagens positivas por meio das técnicas não-verbais.
Dicas para potencializar a sua comunicação não-verbal
Confira dicas para tornar a sua comunicação não-verbal mais eficiente.
Conheça os efeitos físicos das suas emoções
Geralmente, quando ficamos tensos é natural retesar as sobrancelhas. Para evitar que nossas emoções interfiram na mensagem que desejamos transmitir, é essencial aprender a controlar essas manifestações físicas. Ao identificar um reflexo físico de uma emoção como o nervosismo procure neutralizá-lo.
Alinhamento entre palavras e traços não-verbais
As mensagens não-verbais precisam corroborar aquilo que está sendo dito em palavras. Então, ao dizer que se sente confiante, é importante manter a postura altiva, pois se encolher os ombros passará a ideia de que não acredita nisso realmente. Observe o comportamento das suas mãos enquanto fala e procure manter uma postura confiante.
3. Comunicação escrita
A comunicação escrita se caracteriza pela representação de pensamentos, mensagens, ideias e dados através da forma de texto. O texto em questão pode ser apresentado em meio físico ou digital. Esse tipo de comunicação tem uma série de vantagens quando se deseja transmitir informações para um grupo de interlocutores.
Nem sempre os ouvintes conseguem se lembrar de tudo o que foi dito e através de um texto podem ter acesso a um registro. Podemos citar como exemplos de meios de comunicação escrita blogs, cartas, e-mails, textos, memorandos e slides. É importante que a mensagem escrita seja coesa e coerente.
Dicas para potencializar a sua comunicação escrita
Confira dicas para tornar a sua comunicação escrita mais eficiente.
Planeje o que será escrito
A estruturação do texto é fundamental para que a mensagem seja transmitida. Os pensamentos mais importantes devem ser listados antes da escrita. No final da composição do texto verifique se estão todos apresentados com coerência.
Aposte na simplicidade
Para que a comunicação escrita seja eficiente é necessário que seja simples. Complicar demais o seu texto pode torná-lo ambíguo e dificultar o entendimento da mensagem principal.
Revise
Antes de repassar a mensagem escrita para o público, é preicos revisá-la. Procure por erros ortográficos e gramaticais além de possíveis ambiguidades.
4. Comunicação visual
Esse tipo de comunicação funciona como um auxílio para a transmissão de uma mensagem. Entre os exemplos desse tipo de comunicação estão imagens, diagramas, símbolos, arte, entre outros.
Pode ser bastante útil para explicar informações de maior complexidade. Em uma apresentação de um projeto para os colegas de equipe, a comunicação visual pode ser uma aliada para tornar as mensagens mais claras.
Dicas para potencializar a sua comunicação visual
Confira dicas para tornar a sua comunicação visual mais eficiente.
Use elementos visuais simples e fáceis de compreender
Ao decidir usar elementos visuais, é essencial considerar o seu público. Opte por elementos que sejam facilmente interpretados pela sua audiência. É importante que sejam simples e que não demandem explicação a respeito de sua função.
Consulte colegas
Para ter certeza de que os elementos visuais funcionarão e não transmitirão mensagens diferentes do esperado, peça ajuda de seus colegas. Mostre os elementos para pessoas diferentes e peça que elas te digam o que entendem. Nem sempre a informação visual é necessária.
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Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.
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