entrevista de emprego

Confira as principais dicas para as entrevistas de emprego!

entrevista de emprego é um dos momentos decisivos para quem está em busca de recolocação no mercado. Talvez por isso, muitos profissionais, ainda que dominem todas as competências para o cargo pretendido e também as referentes à sua profissão, não consigam se sair tão bem durante um processo de recrutamento e demonstrar as qualidades quando estão de frente com o entrevistador ou em uma seleção coletiva.

Assim, além do domínio das competências referentes ao cargo, dispor de habilidades emocionais, psicológicas, comportamentais e intelectuais potencializa ainda mais que o candidato seja contratado. Para isso, existe o coaching, processo de aceleração de resultados e desenvolvimento, que pode apoiar o profissional para que lide de forma mais positiva com os processos seletivos.

Nesse sentido, o auxílio de um coach de carreira, o profissional responsável por conduzir o processo de coaching voltado para o alcance de resultados mais expressivos na profissão, além de apoiar na criação de um planejamento efetivo, pode dar ainda boas dicas de como lidar com a disputa por uma vaga e indicar as melhores maneiras de se apresentar diante do recrutador. Confira as principais dicas desses profissionais para as entrevistas de emprego!

Quer saber como está a sua felicidade nas áreas: profissional, pessoal, qualidade de vida e relacionamento?
Clique aqui e faça nosso teste.

1. Preparação: estudar sobre a empresa e sobre a vaga

Sempre, antes de ir para uma entrevista, pesquise informações referentes à empresa, e vá munido de referências. Esse embasamento é fundamental, pois demonstra interesse do candidato em saber sobre o local onde poderá vir a trabalhar. Conhecer a história da empresa, os produtos e serviços comercializados e o seu ramo de atuação pode demonstrar interesse, conhecimento e preparação, o que é visto com bons olhos pelos recrutadores. Leia também a descrição da vaga com atenção.

2. Preparação: estudar sobre si mesmo

Quando foi a última vez que você atualizou o seu currículo? Quando foi a última vez que você o leu e refletiu sobre as suas experiências? Na entrevista de emprego, você deverá falar sobre a sua trajetória profissional, o que inclui os seus estudos, as suas competências, o seu domínio de programas de computação, a sua fluência em diferentes idiomas e as suas experiências em empregos. Faça uma revisão desses itens, sobretudo dos momentos em que você se destacou nas empresas anteriores.

3. Pontualidade

Jamais se atrase para uma entrevista de emprego ou para qualquer outra etapa de um processo seletivo. Os atrasos podem indicar falta de planejamento da rotina, indisciplina ou mesmo falta de interesse, o que é péssimo na avaliação dos candidatos a uma vaga de emprego. Por isso, planeje o seu dia e pesquise sobre o lugar de realização da entrevista. Verifique se há muito trânsito, qual é a duração do trajeto da sua casa até lá e qual é o meio de transporte mais eficaz para fazer esse percurso.

4. Escuta na essência

Preste atenção ao que o recrutador diz, não o interrompa quando ele estiver falando e busque fazer as etapas do processo de acordo com o indicado. Só responda aquilo que lhe for perguntado, isso o ajuda a evitar que perca o foco e cometa alguma gafe. Ao responder às perguntas, seja claro e objetivo, sem fugir do tema e sem ser prolixo. Pense com clareza e organize o seu discurso na mente antes de dizê-lo em voz alta. Não se preocupe se precisar de um tempinho para pensar.

5. Inteligência emocional

Na pior das hipóteses, você receberá um “não” como resposta e continuará exatamente do jeito que está. Portanto, não é preciso ficar nervoso antes de uma entrevista de emprego, embora seja perfeitamente normal sentir-se ansioso. Respire fundo, alimente-se e hidrate-se bem, durma adequadamente na véspera e, se desejar, recorra a técnicas de relaxamento, como a oração, a meditação e a respiração consciente. Mantenha a calma e confie em si mesmo. Você é capaz!

6. Vestuário, maquiagem e perfume

Mantenha o seu vestuário adequado ao estilo da organização que está recrutando. Se for uma empresa mais formal, por exemplo, vá com uma roupa de acordo, evite acessórios e maquiagem chamativos, como também perfumes fortes. Nada de decotes profundos. No caso dos homens, apresente-se sempre com a barba feita e as unhas cortadas. Esses aspectos são detalhes, mas podem causar uma impressão impactante ao recrutador no que diz respeito ao profissionalismo do candidato.

7. Comunicação não verbal

55% da nossa comunicação são feitos por meio de gestos, postura corporal, tom da voz e expressões faciais. Por isso, é importante ficar atento para não demonstrar com esses sinais que você está nervoso. Sabendo dessa informação, utilize esse tipo de comunicação a seu favor: mantenha uma postura ereta e confiante, não exalte o seu tom de voz e evite tiques, não fazendo gestos bruscos com as mãos e balançando pernas e pés, por exemplo. Aja com naturalidade, mas sem informalidade.

8. Ensaios

Se você estiver muito nervoso ou se for a sua primeira vez fazendo uma entrevista de emprego, peça para treinar com alguém mais experiente na sua casa mesmo. Ao longo da entrevista, você poderá simular algumas perguntas e respostas e também identificar algumas questões que podem ser melhoradas: postura, entonação, nível de linguagem, além do próprio conteúdo das suas falas. Treine e participe de diferentes processos seletivos, pois a prática é o que nos fortalece e nos aprimora.

9. As suas próprias dúvidas

Ao fim da entrevista, caso algo ainda não tenha ficado claro, você pode tirar as suas dúvidas com o recrutador. Essas dúvidas podem ser referentes à empresa, à vaga, às tarefas do cargo, ao departamento, à cultura organizacional, ao dia a dia, aos horários, às refeições, aos benefícios etc. Se a entrevista for com o gestor da área, você também pode perguntar sobre o salário, mas o ideal é deixar esse assunto por último — fazer essa pergunta logo de cara pode causar uma impressão negativa.

As 9 dicas acima são conselhos práticos de coaches para que você tenha um bom desempenho nas entrevistas de emprego. Confie nas suas próprias capacidades, coloque essas recomendações em prática e seja infinitamente bem-sucedido nos seus caminhos profissionais!

E você, ser de luz, tem mais alguma dica sobre entrevistas de emprego que gostaria de acrescentar? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.



LINK DA FONTE

Rolar para cima