Dicas para automotivação no trabalho

Automotivação no Trabalho Confira 6 dicas poderosas para automotivação no trabalho

Todos os profissionais, em maior ou menor escala, trabalham em busca de bons resultados. Não é por acaso. Para termos energia e motivação para nos levantarmos todos os dias e ir para o trabalho, precisamos crer que aquilo que fazemos impacta positivamente a sociedade.

Acreditar que o trabalho feito faz a diferença é um fator bastante motivador, e isso precisa partir de cada um. O primeiro a acreditar no trabalho que faz é a gente. Mas como ter motivação no trabalho? Como ter automotivação? Para saber mais sobre este tema, continue a leitura a seguir!

Por que a automotivação no trabalho é importante? 

Segundo uma pesquisa da consultoria Manpowergroup, realizada no Brasil e em outros 40 países, com cerca de 60 mil empresas de diferentes segmentos, uma das competências comportamentais mais valorizadas pelas empresas, com 14% de respostas, é a motivação. Outro elemento essencial para que produzamos com qualidade é a automotivação, isto é, a capacidade de motivarmos a nos mesmos.

A automotivação permite realizar as tarefas com qualidade, inovar, relacionar-se bem com colegas e superiores, focar de forma eficaz no trabalho e entregar, com eficiência e agilidade, as solicitações. Nesse sentido, a automotivação e o entusiasmo ao realizar um trabalho são indispensáveis a todo profissional.

Esse estímulo, independentemente dos fatores externos, é o que faz toda a diferença nos seus resultados. Com esse apoio, mesmo passando por situações adversas, é possível ter forças motivadoras para cumprir, com qualidade e efetividade, as suas tarefas, engajando-se na realização delas e mantendo um ambiente de trabalho agradável.

A felicidade é imprescindível para o bom desempenho motivacional !
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

6 dicas poderosas para a automotivação no trabalho

Para ajudá-lo a ser um profissional ainda mais motivado, confira 6 dicas que farão a diferença no seu desempenho no ambiente de trabalho.

1. Saiba manter o foco no trabalho

Mesmo que problemas externos queiram interferir no seu trabalho, procure manter o foco em realizar as suas tarefas. É importante evitar conversas em momentos inapropriados, o uso de redes sociais por um tempo prolongado, a procrastinação durante o expediente etc. Existem ferramentas para a gestão do tempo e do foco, como o Pomodoro, que podem auxiliar na realização de um trabalho com mais foco.

Além disso, é importante que você mesmo identifique a importância e o sentido das atividades que você executa, sentindo um mínimo de prazer nesse processo. Se isso não estiver ocorrendo, talvez valha a pena refletir se o seu caminho profissional escolhido ainda faz sentido dentro do seu propósito de vida.

2. Defina metas realistas

É importante ter bem definidas as metas que você quer atingir na carreira. Por isso, é necessário fazer um bom planejamento e, assim, buscar os resultados que fazem sentido. Todavia, para alcançar os seus resultados efetivamente, é preciso definir metas que realmente são possíveis de alcançar.

Isso possibilita acompanhar o seu desenvolvimento e não desanimar se algo der errado. Portanto, defina metas possíveis de serem realizadas; metas que sejam aplicáveis à sua realidade profissional. Além disso, tenha em mente que, em alguns momentos, pode ser necessário recalcular a rota, o que é perfeitamente normal!

3. Invista em aprimoramento profissional

Quanto mais subsídios técnicos e comportamentais você tiver, mais preparado estará para realizar o seu trabalho e alcançar reconhecimento. E onde conseguir? Por meio de estudos e trocas de experiências. Quanto mais você investir no seu conhecimento e nas suas habilidades, mais se sentirá confiante no dia a dia e poderá acompanhar a evolução do seu desempenho na vida profissional!

Assim, faça cursos, mantenha-se atualizado e busque evolução contínua. Participe de congressos e eventos importantes da sua área profissional para ter um bom network (rede de contatos). Desenvolva habilidades profissionais que contribuirão com a sua carreira. O segredo está na busca pelo conhecimento e evolução contínua.

4. Cultive bons relacionamentos 

Ter um bom relacionamento interpessoal com colegas e superiores no trabalho favorece o bom desenvolvimento das suas competências e ajuda na harmonia do ambiente. Portanto, seja gentil e cortês com as pessoas que convivem com você no dia a dia de trabalho.

Diga “bom dia” com sinceridade e entusiasmo e ofereça ajuda quando for preciso. Pequenas gentilezas podem mudar significativamente o seu dia e daqueles que o cercam. Lembre-se de que ter um bom ambiente de trabalho é importante para que haja maior motivação para executar atividades e funções.

5. Aproveite o tempo livre

Para que a motivação seja algo real e verdadeiro, é importante que haja também momentos de descanso. É necessário que esses momentos livres sejam bem aproveitados. Vale dizer que essas ocasiões não são só o horário de almoço ou eventuais pausas no trabalho.

É também importante aproveitar a vida fora do ambiente profissional, o tempo com amigos e família. Portanto, descanse, relaxe, saia e divirta-se com a sua família, com o seu namorado (a) e com os seus amigos. Esse tempo para você é essencial para que você encontre o seu equilíbrio e a sua saúde mental — fatores sem os quais é impossível desenvolver a automotivação no trabalho.

6. Escolha a sua frase de motivação 

Existem frases que tocam o seu interior; frases que trazem lições importantes para que você lide com as situações do seu cotidiano. Dentre as suas frases preferidas, escolha aquela que renova as suas esperanças em dias melhores e que o inspira a tomar decisões sensatas e atitudes positivas.

Faça dessa citação a sua frase motivacional e lembre-se sempre dela quando você precisar se motivar. Se possível, deixe-a acessível para que você possa vê-la frequentemente e, assim, ter a motivação necessária para desempenhar de maneira excepcional o seu trabalho. Escreva-a em um papel na sua mesa de trabalho, coloque-a no seu papel de parede do computador ou afixe a frase em um mural.

E você, ser de luz, tem se motivado durante o dia a dia de trabalho? Tem mais alguma dica de automotivação? Qual? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

Copyright: Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.



LINK DA FONTE

Rolar para cima