mulher fazendo uma apresentação no trabalho

Saiba como se portar em uma apresentação de trabalho.

Para fazer uma boa apresentação no trabalho, não bastam apenas slides bem elaborados e palavras certas. As expressões faciais, postura e gestos que utilizamos também contam muito na forma como você será interpretado pelo público. 

Além disso, sua postura e movimento são capazes até mesmo de motivar as pessoas à sua volta e aumentar sua produtividade. A linguagem corporal não é importante apenas para a comunicação, mas para os negócios em geral. 

Lembre-se de que o corpo consegue dizer muitas coisas, e esteja sempre atento a cada gesto, pois uma atitude mal pensada pode trazer grandes consequências. A apresentação é o momento em que você conquista ou perde a sua audiência. Continue lendo para saber como usar a linguagem corporal a seu favor. 

Dicas de linguagem corporal para aplicar no trabalho

Uma boa apresentação no trabalho pode te levar a conquistar o apoio da sua equipe e até mesmo uma promoção. Porém, para que suas palavras sejam ouvidas com atenção é determinante manter uma postura corporal adequada. Saber usar a linguagem corporal com propriedade é a chave para o sucesso. 

Gestos inadequados podem transmitir uma mensagem oposta do que se está tentando dizer. Para melhorar o seu uso da linguagem corporal, confira as dicas a seguir e potencialize suas chances de sucesso. 

1. Contato visual

Quando você faz uma apresentação, faz para alguém. Isso quer dizer que sua plateia é o seu maior interesse. Por isso, mantenha sempre o foco em quem está à sua frente. O famoso “olho no olho” é fundamental em reuniões profissionais e apresentação de projetos.

Esse contato visual desperta mais confiança nos interlocutores. Quando a pessoa que está falando não olha nos olhos dos participantes, pode transmitir uma ideia de que não é confiável ou não acredita no que está dizendo. 

Caso a apresentação seja para um número significativo de pessoas, será difícil ou até impossível olhar nos olhos de todos. Nesse caso, o segredo está em manter o contato visual com os principais membros do grupo. 

Porém, fique atento para não encarar as pessoas de uma forma estranha. Mantenha o contato visual por um período entre 2 ou 3 segundos apenas. Alterne o olhar entre as pessoas presentes de forma a demonstrar sua confiança no que diz e em sua própria capacidade. 

2. Mantenha uma boa postura

Evite manter os braços cruzados, na cintura ou nos bolsos. Mantenha-se com a coluna reta, com os ombros para trás e com a cabeça erguida. Não fique parado, prefira mover-se pelo espaço livre, pois isso demonstra segurança em si mesmo. Não se incline contra a parede. 

O ideal em uma apresentação de trabalho é adotar a postura aberta. Ao se colocar diante da audiência com uma postura aberta, o indivíduo se mostra confiante e confiável. Falar com os braços abertos transmite a mensagem de que você é uma pessoa aberta para debater. 

3. Faça movimentos neutros

Não deixe que a maneira como você utiliza suas mãos ou se desloca pelo espaço interfira no que está sendo dito. Tente manter os braços ao lado do corpo, e lembre-se que os movimentos podem ajudar a formar pensamentos mais claros.

Tenha em mente que o palco é seu território e que deve ser explorado para transmitir sua mensagem plenamente. Não permaneça parado no mesmo lugar durante a apresentação para tornar o que está sendo dito monótono.

Andar pelo palco ou pelo espaço destinado a você torna a sua apresentação mais natural e com o passar do tempo você irá adquirir mais confiança. O fato de se mover livremente também contribui para espalhar mais a sua voz pelo ambiente. 

4. Cuidado com o tom de voz

Sua voz pode ser um fator decisivo na forma como você é percebido. Por isso, seja eficiente em sua comunicação e mantenha um tom e volume agradáveis. Concentre-se em fazer com que todos te ouçam com clareza.

É interessante inclusive que você faça cursos de oratória para ter mais facilidade em usar a sua voz como ferramenta. Suas palavras devem se projetar de forma a alcançar a sua audiência. Quando o apresentador não se preocupa com a projeção da sua voz, pode fazer com que a audiência não confie no que está sendo dito.

5. Saiba como usar as mãos

As mãos podem ser usadas como reforço visual do que está sendo dito, contudo, é importante saber como usá-las da melhor forma. Por exemplo, quando você estiver apresentando pontos relevantes, pode apontar com seu dedo indicador para a palma da outra mão. Esse gesto demonstra confiança.

Se desejar transmitir a mensagem de incerteza ou incentivar os interlocutores a participar, abra as mãos. Usar as mãos como forma de ilustrar e reforçar o que está sendo dito contribui para passar uma mensagem, no entanto, tenha cuidado para não exagerar.

Quem erra na dose pode passar uma mensagem de estar nervoso e demasiadamente preocupado. Evite usar gestos de forma repetitiva, pois isso pode fazer parecer que você está frenético e descontrolado. 

6. Use as expressões faciais a seu favor

As expressões faciais podem confirmar ou negar aquilo que está sendo dito. Tenha certeza de que seus interlocutores estão tentando interpretar as suas emoções através dos movimentos do seu rosto. 

É importante que enquanto você fala tenha controle das suas expressões faciais. Uma forma de entender se você faz “caretas” enquanto fala é discursar diante do espelho ou mesmo se gravar apresentando.

Observe com atenção as expressões do seu rosto enquanto fala. Procure manter a calma enquanto apresenta para que seu rosto transmita certeza e tranquilidade. Quanto mais sincero você for, mais irá transmitir tranquilidade para a sua audiência. 

7. Fique em pé

Sabemos que ficar bastante tempo em pé pode ser desconfortável e cansativo, mas é importante fazer esse esforço. Estando em pé durante a apresentação, você será visto pelos seus interlocutores. 

Apresente-se com a coluna reta e ombros para trás, mas cuidado para não inflar o peito. Ao adotar essa postura, você terá mais conforto para se manter em pé por um longo período e passará uma mensagem de mais confiança para quem está assistindo. 

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.

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