A dinâmica de cooperação é uma ferramenta que ajuda a estimular e a incentivar a colaboração, o auxílio e a ajuda mútua entre os membros da sua equipe de vendas.
Principais aprendizados deste artigo
Em um ambiente corporativo repleto de vendedores, é comum considerar que a competitividade entre esses profissionais seja o comportamento mais presente. Porém, há outras posturas que também devem fazer parte desse cenário.
É certo que montar um time de vendas competitivo pode impulsionar os colaboradores a aceitarem novos desafios e, com isso, conquistarem mais e melhores resultados.
Porém, é fundamental ter em mente que a cooperação é um comportamento tão importante quanto, que ajuda no crescimento da equipe e da empresa, gerando bons retornos para todos.
E de que maneira você pode fomentar a colaboração entre os profissionais que compõem o seu time de vendas? Como dissemos, a aplicação de uma dinâmica de cooperação é um ótimo recurso para isso.
Para ajudar você com essa atividade, separamos cinco exemplos de dinâmicas de grupo com jogos cooperativos que podem ser facilmente utilizadas. Por isso, siga a leitura e confira!
Qual dinâmica de cooperação você pode aplicar?
Existem diversos tipos de dinâmica de cooperação que podem ser utilizados com profissionais dos times de venda. Alguns dos mais interessantes são:
- Dinâmica do balão
- Dinâmica das cinco bolas
- Dinâmica das mãos dadas
- Virando do avesso
- Náufrago
Dinâmica do balão
Objetivo: estimular as tomadas de decisão em conjunto, ainda que o momento sugira que pensar cada um por si pareça o melhor a ser feito.
Como fazer:
- atribua a cada participante uma destas profissões: padre, estatístico, professor, conselheiro político, jornalista e enfermeiro;
- diga que a Terra foi atingida por um meteoro e que, para se salvarem, eles estão sobrevoando os continentes a bordo de um balão;
- no entanto, o balão está perdendo força e, para pousar em segurança em uma ilha cercada de tubarões, é preciso que um deles pule;
- essa decisão não pode ser tomada individualmente, e os participantes precisam ter em mente que a missão é garantir que a espécie humana seja preservada.
A ideia é analisar o comportamento de cada um em situações de risco, como cooperam uns com os outros, se são empáticos, estimular a ajuda mútua, entre outros comportamentos e atitudes esperados de uma decisão em grupo.
Dinâmica das cinco bolas
Objetivo: provocar o trabalho em equipe, mostrando a importância da colaboração para alcançarem um objetivo comum.
Como fazer:
- separe 5 bolas;
- posicione os participantes da dinâmica de cooperação de modo que formem um círculo;
- peça para começarem a passar as bolas uns para os outros, seguindo estas regras:
- cada pessoa que está no círculo precisa tocar na bola em algum momento;
- nenhuma bola pode cair no chão. Se cair, é preciso recomeçar;
- as bolas não podem ser arremessadas e a distância máxima permitida de entrega é de duas pessoas;
- tudo isso deve ser feito com todos contando quantas trocas são feitas, chegando até o número 20.
O moderador dessa dinâmica de grupo pode colocar as cinco bolas em jogo desde o início, ou ir acrescentando ao longo do processo para elevar o nível de dificuldade.
Dinâmica das mãos dadas
Objetivo: elevar a percepção da importância do trabalho em grupo, e como a união de competências pode levar todos a alcançarem seus objetivos
Como fazer:
- peça para que os vendedores participantes deem as mãos e formem um círculo;
- oriente para que cada um mentalize quem é a pessoa que está do lado direito, e quem está do lado esquerdo;
- feito isso, diga para se separarem e andarem livremente pela sala;
- após um pequeno espaço de tempo, diga para todos se juntem no centro da sala, sobre uma cartolina grande que deve estar posicionada bem no meio do espaço;
- quando todos estiverem devidamente acomodados sobre a cartolina, dê a ordem para voltarem à formação inicial do círculo, o mais rápido que conseguirem, com as mesmas pessoas do lado esquerdo e do direito.
Conforme os membros da equipe se posicionam, é possível analisar como se comportam perante as necessidades dos outros, e quanto colaboram para que todos cheguem ao resultado esperado.
Virando do avesso
Objetivo: impulsionar a comunicação no ambiente de trabalho, a colaboração, o trabalho em equipe e o respeito pelas opiniões, sugestões e pontos de vista dos colegas.
Como fazer:
- coloque um tecido no chão, grande o suficiente para que todos da dinâmica em grupo possam ficar de pé sobre ele;
- após se posicionarem, dê a ordem para virarem o tecido do avesso, mas sem saírem de cima dele para isso.
Como esse jogo requer muita comunicação, ajuda mútua, e até um pouco de bom humor, ele também ajuda os participantes a entenderem a importância de ouvir seus colegas em favor de um objetivo comum.
Náufrago
Objetivo: fomentar a colaboração, mostrar a importância de comportamentos flexíveis, ressaltar habilidades de resolução de problemas e conflitos, e estimular posturas de liderança.
Como fazer:
- divida a equipe em duplas ou em grupos de maior número, dependendo da quantidade de participantes na dinâmica;
- diga que o barco que eles estavam encalhou em uma ilha e está afundando;
- para sobreviverem até o resgate, precisam recolher o máximo de itens, de dentro do barco, que conseguirem;
- acontece que não há quantidade de itens suficientes para todos, o que exigirá boa comunicação entre os grupos e técnicas de negociação, para que todos sobrevivam.
Os itens em questão podem ser garrafas de água, caixas de fósforo, lonas para erguer tendas, entre outros. Caso não tenha os objetos, pode criar placas com os nomes para representá-los.
Essa atividade deve ter um tempo limite, para que, ao final, seja avaliado qual grupo trabalhou melhor para conseguir se manter vivo na ilha.
Quais as vantagens da dinâmica de cooperação em grupo no trabalho?
O principal objetivo das dinâmicas de cooperação para o time de vendas é estimular a colaboração entre os profissionais, certo? Porém, saiba também que existem diversas outras vantagens que podem ser obtidas com essa abordagem.
Entre as que mais se destacam estão:
- desenvolver habilidades sociais;
- preparar o profissional para situações diversas;
- estimular tomadas de decisão em favorecimento comum;
- aumentar o entrosamento entre os membros da equipe;
- aprimorar a comunicação;
- incentivar a criatividade;
- encorajar o compartilhamento de ideias;
- provocar a troca de experiências;
- melhorar o ambiente de trabalho.
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