Elimine a falta de produtividade em seu trabalho

homem procrastinando no trabalho

Confira dicas de como eliminar a falta de produtividade.

A falta de produtividade está atrapalhando o seu trabalho? Atrasar a conclusão de tarefas traz uma série de consequências. Além do incômodo de estar com algo pendente, quando uma demanda ultrapassa o prazo de finalização, acaba prejudicando futuras atividades, causando um acúmulo maior de pendências.

Essa defasagem no rendimento pode acontecer um dia ou outro, de forma isolada. Porém, se esse problema ocorre em um período prolongado, deve-se eliminar os vilões que rondam e atrapalham a eficiência.

Para isso, é fundamental entender quais são os fatores que levam à sua baixa produtividade. Conhecendo esses fatores, fica mais simples pensar em formas de driblá-los. No artigo a seguir iremos apresentar dicas de como eliminar a falta de produtividade e manter um bom ritmo de trabalho. Vamos lá?

Como a falta de produtividade impacta seu trabalho e vida pessoal?

Antes de chegarmos às dicas, é importante entender por que a baixa produtividade é um problema sério. Produzir menos do que esperado faz com que as atividades comecem a se acumular. Com o passar do tempo, esses acúmulos vão se tornando uma verdadeira bola de neve.

A sensação de que sempre há algo que precisa ser feito ou resolvido gera grande estresse e não precisa ser assim. Essa sobrecarga acaba se refletindo também na vida pessoal. Não é incomum que profissionais com baixo rendimento no escritório tenham mais discussões com seus familiares.

O que acontece é que o profissional fica sob grande pressão e sabe que, de certa forma, é apenas consequência de sua falta de comprometimento. A solução para essa questão é mudar de postura e se tornar mais produtivo. Mas, como eliminar a falta de produtividade de vez? 

Confira dicas de como eliminar a falta de produtividade 

Seu dia de trabalho já começa com as tarefas que ficaram pendentes do dia anterior? Se sim, saiba que você tem um grande problema para resolver, eliminar a falta de produtividade. 

Quem deseja se tornar mais produtivo e menos sobrecarregado deve apostar numa produção contínua e num bom ritmo. Para aumentar a sua produtividade e livrar-se deste mal da improdutividade, veja algumas dicas:

1. Tenha um cronograma para o dia 

Assim que chegar ao trabalho, já tenha em mente o que deve ser feito durante o dia. O planejamento e a clareza da rotina são fundamentais para um dia de trabalho sem maiores surpresas e problemas.

O ideal é que, no final de cada expediente, você elabore uma lista com as tarefas que devem ser realizadas ao longo do dia seguinte. Também é possível elaborar essa lista no começo do dia. 

No momento em que estiver definindo o cronograma de tarefas, se atente para o tempo que precisará dedicar a cada uma. Esse é um ponto essencial para que você não crie um cronograma impossível de ser realizado. 

Quando você tem uma lista do que precisa fazer, com o tempo de cada tarefa indicado, passa a ter mais facilidade para se manter na sua rotina. É uma forma de se sentir motivado a não driblar as atividades e procrastinar

2. Evite reuniões desnecessárias

Cuidado com o excesso de reuniões. Se for necessário tê-las, seja breve e objetivo: planeje a pauta com antecedência e monte um cronograma. Uma reunião organizada se torna mais curta e eficaz.

Tenha certeza que, além do seu tempo, você também estará economizando o tempo dos seus colegas. Antes de marcar uma reunião se questione, será que não é possível resolver por e-mail? 

Caso você trabalhe em uma equipe que marca reuniões excessivas, procure formas de resolver as demandas antes de entrar na sala para debater os tópicos. Reduzir a quantidade de reuniões te ajudará a ter mais tempo para ser produtivo. 

3. Elimine as distrações

Elimine tudo o que pode ser distração no seu dia a dia profissional. Sempre mantenha foco total em seu trabalho: evite olhar o smartphone o tempo todo ou visitar páginas na web que não são relevantes no momento. Deixe para conversar com seu colega de trabalho durante os intervalos.

Para quem tem dificuldades em adotar essas medidas é possível usar softwares que limitam o tempo de navegação nas redes sociais, por exemplo. Contudo, é sempre bom que você faça um esforço para ter o controle. Estar no controle te ajudará a direcionar sua energia para produzir mais. 

4. Atenção a motivação 

O desânimo é um grande inimigo da produtividade, então, tente evitá-lo com a prática de exercícios físicos regularmente e alimentação saudável. Durante o dia, se for possível, vá ver o sol lá fora! É uma pequena atividade relaxante, mas que pode trazer bons frutos.

É válido também ter um hobby, uma atividade que você faz apenas para relaxar e se distrair. Ler, dançar, cantar, desenhar, fazer artesanato, entre outras atividades podem ajudar a manter o seu foco na produtividade durante o período de trabalho. Ter pausas é essencial para focar no que é preciso durante o expediente. 

5. Mantenha seu interesse no trabalho

Essa dica pode parecer curiosa, mas é fundamental. Se perdemos o interesse em algo, a tendência é evitarmos o contato. No que diz respeito ao trabalho é a mesma coisa. Então, é importante que você preserve seu interesse nas atividades profissionais.

Isso pode ser feito através de cursos de capacitação que te permitam conhecer as novidades do setor e também de leituras. Nos intervalos, converse com seus colegas a respeito de projetos instigantes de trabalho, encontre o que te levará adiante. Seja criativo e transforme o seu dia a dia de trabalho numa base de motivação. 

6. Tenha uma vida social ativa

Viver apenas para o trabalho não irá te tornar mais produtivo. Na verdade, acontece o exato oposto, você acabará se sentindo desmotivado com o passar do tempo. O ser humano é um ser social que precisa do contato com outras pessoas para se sentir satisfeito.

Então, nos momentos de folga, saia com seus amigos ou faça atividades divertidas com a sua família. Nesses momentos de relaxamento você irá recarregar as suas energias para ser mais produtivo no trabalho. 

Siga essas dicas, aumente sua produtividade e alcance resultados extraordinários. Este conteúdo te ajudou? Compartilhe em suas redes sociais para levar o conhecimento adiante!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.



LINK DA FONTE

Rolar para cima