Talvez você já tenha se deparado com o termo innovability em artigos ou até nas redes sociais. Nos últimos tempos, essa palavra se tornou mais relevante no universo corporativo, mas o que significa?
Basicamente, o termo innovability vem da junção de duas palavras em inglês: innovation (inovação) e sustainability (sustentabilidade). Logo, podemos traduzir innovability como “inovação para a sustentabilidade”.
A ideia é que as empresas adotem estratégias que potencializem os dois tópicos, de forma a entrar em um ritmo de crescimento que não prejudique o meio ambiente. Continue a leitura para entender mais a respeito do conceito de innovability e como ele pode fazer a diferença para as empresas.
Afinal, o que é innovability?
Innovability é uma proposta que alia os conceitos de innovation (inovação) e sustainability (sustentabilidade). É essencial destacar que a proposta não é a de substituir o conceito ESG (environmental, social and governance / em português: ambiental, social e governança). O foco está em enfatizar o grande potencial que existe na conexão dos conceitos de inovação e sustentabilidade para o desenvolvimento de produtos e serviços.
No contexto atual, innovability é um conceito essencial, pois é crucial que se alinhe a inovação com a sustentabilidade para um posicionamento mais sólido no mercado. Inclusive, o mercado de greentechs (empresas do setor de tecnologia focadas em sustentabilidade) segue em amplo crescimento.
Mas, muito mais do que aderir a um segmento de mercado em expansão, investir em innovability é fundamental para as organizações que desejam ter negócios mais eficientes. Inovação sustentável é necessário para atender as exigências dos consumidores atuais. O mercado está cada vez mais competitivo e oferecer medidas de preservação do meio ambiente faz toda a diferença.
Qual é a origem do conceito de innovability?
Aportuguesando o termo innovability, temos “inovabilidade”, que refere-se à capacidade que uma companhia tem para inovar sem deixar de lado a sustentabilidade.
Também é um conceito relacionado a trabalhar a sustentabilidade sob o viés da inovação. A primeira vez que esse termo foi mencionado foi em abril de 2014. Francesco Starace, CEO da Enel (companhia de geração e distribuição de energia elétrica e gás natural), foi o responsável pela menção.
Ernesto Ciorra, Diretor de Inovação da Enel, em 2021, apontou a importância de que a inovação fosse disseminada para alcançar a sustentabilidade das empresas como um todo. Ainda de acordo com Ciorra, os mercados e as tecnologias se transformam, assim como as necessidades e os desejos dos consumidores.
Conforme a proposta da Enel, innovability é uma forma de que os empreendimentos atendam e cumpram parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Levando os Indicadores Brasileiros dos ODS, podemos citar:
- Fome zero;
- Desenvolvimento de agricultura sustentável;
- Geração e fornecimento de energia limpa e sustentável;
- Alinhamento de indústria, inovação e infraestrutura;
- Criação de cidades e comunidades sustentáveis;
- Estabelecimento de um ritmo de consumo e produção responsável;
- Adoção de ações efetivas contra a mudança global do clima;
- Preservação da vida na água;
- Preservação da vida terrestre.
Confira alguns exemplos de innovability
Em linhas gerais, o conceito de innovability pode ser exemplificado através de quaisquer tipos de melhoria em processos, estratégias mercadológicas, modelo de trabalho ou desenvolvimento de produtos e serviços. O aprimoramento pode ser pensado para oferecer diferentes impactos.
As mudanças empreendidas devem, acima de tudo, gerar impactos socioambientais positivos no decorrer de toda a cadeia afetada pela empresa. E também devem entregar inovação para que esteja de acordo com o conceito de innovability.
Considerando esses tópicos que explicamos, podemos citar alguns exemplos de innovability como:
Reciclagem de materiais
As empresas podem investir e executar projetos de reciclagem de materiais ao invés de simplesmente dispensar esses itens no aterro sanitário.
Reuso de água
Adotar sistemas de reuso de água reduz consideravelmente o impacto que uma empresa tem no meio ambiente. Especialmente nos casos em que o setor de atuação da empresa é reconhecido pelo consumo elevado de água para a produção.
Edificações verdes
O uso de parâmetros ambientais para construir edificações alinhadas com a sustentabilidade é uma forma de aplicar o conceito de innovability. É interessante que o projeto em questão tenha foco também na inovação, ou seja, em permitir que a companhia trabalhe de forma otimizada nessa estrutura.
Combustíveis
As companhias que desejam se tornar mais sustentáveis e inovadoras podem substituir os combustíveis mais poluentes por versões mais “amigas” da natureza. Colocando na ponta do lápis, é possível até mesmo identificar uma potencial economia.
Substituição de veículos
O conceito de innovability pode ser observado, ainda, na substituição de veículos convencionais por veículos elétricos.
Sistemas de armazenamento
Outro projeto que se encaixa na ideia de innovability é o de desenvolver sistemas de armazenamento de energias renováveis.
Dicas para inovar com sustentabilidade
Deseja inovar com sustentabilidade de acordo com o conceito de innovability? Então, confira a seguir dicas de como se colocar nesse caminho.
Faça as perguntas certas
Para realizar uma mudança significativa no modo de produção da sua empresa é essencial fazer os questionamentos corretos. É importante que as empresas interessadas em adotar o conceito de innovability identifiquem quais são os pontos de sua atuação que podem ser transformados.
As questões devem girar em torno de qual inovação entregar para seus clientes e demais públicos. Qual é o impacto socioambiental positivo que a organização pode entregar? Como a empresa pode reduzir ou eliminar os potenciais impactos negativos?
O processo começa de dentro
Com a definição dos parâmetros citados acima, é fundamental desenvolver um planejamento que foque em realizar a innovability de dentro para fora. Isso quer dizer que as metodologias internas devem ser modificadas e ajustadas para somente então se passe para algo que o público poderá ver.
Considere primeiro desenvolver estratégias com foco no bem-estar dos colaboradores. Ao desenvolver projetos para ampliar o conceito de innovability na sua empresa, deixe claro para todos os públicos porque isso está sendo feito. É importante compreender quais são as estruturas que serão alteradas, como isso acontecerá e por que acontecerá.
Este conteúdo te ajudou? Compartilhe em suas redes sociais para levar o conhecimento adiante!
Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.
*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.