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Confira os benefícios do microlearning.

O microlearning é uma das principais tendências dentro do setor de educação corporativa. Trata-se de uma forma de potencializar o aprendizado e compartilhamento de conhecimento. No artigo a seguir, iremos explicar melhor o conceito e de que forma ele vem contribuindo para o fortalecimento das equipes corporativas.

Afinal, o que é microlearning?

O termo microlearning é o resultado da combinação de duas palavras: micro + learning. “Micro”, nesse contexto, tem o sentido de um processo realizado de forma ágil. Já se “learning” pode ser traduzido para português como “aprender”. Logo, traduzindo de forma literal temos “microaprendizagem”.

Essa técnica se caracteriza por transmitir a informação mais objetivamente e proporcionar um aprendizado mais rápido. Um tipo de microlearning é de vídeos curtos de plataformas como YouTube e TikTok, em que as pessoas ensinam as outras a fazer algo. São vídeos curtos e apresentados de forma mais enxuta em que estão unidos a transmissão de conhecimento e agilidade moderna. 

É uma forma de ensinar que abre margem para uma série de possibilidades no âmbito profissional. A intranet das empresas, por exemplo, pode ser utilizada para difundir conteúdos com esse foco de capacitação ágil. Os colaboradores têm contato com conteúdos de aprendizagem sem comprometer o seu tempo. 

Principais características do microlearning

Por ter um caráter ágil e de transmissão de conhecimento rápida, o microlearning muitas vezes é visto como um método complementar. Ou seja, essa técnica de ensino é pensada como um complemento para outras mais extensas. Contudo, é essencial dizer que não precisa ser assim. As características próprias do microlearning o tornam interessante para ser usado até mesmo como técnica única. 

A característica mais marcante do microlearning é transmitir informação mais objetivamente. Nessa metodologia, o conhecimento é dividido em pequenas lições com duração de 2 a 5 minutos cada. Essas lições não devem englobar o conteúdo todo, apenas uma pequena parte. O conteúdo é dividido em etapas.

A lógica por trás do microlearning é bastante simples de compreender. Um tema complexo é dividido em partes menores e de menor complexidade. A cada nova lição, o aluno entende um pouco mais o conteúdo global. É uma metodologia que permite ao profissional aprender e tirar suas dúvidas de cada etapa. Aprender temas complexos dessa forma é bem mais prático e proveitoso. 

O microlearning permite que a informação seja absorvida de forma mais profunda e prática. É um sistema mais objetivo, específico e prático. A estrutura do microlearning ainda permite utilizá-lo para criar estruturas personalizadas de acordo com as dificuldades de cada indivíduo. 

Quais são os benefícios do microlearning?

A metodologia de microlearning tem grande potencial para as equipes e para as empresas. No caso das companhias, o principal ganho está na economia de recursos para a capacitação dos profissionais.

Os cursos são bastante modularizados e isso permite produzir novos conteúdos de maneira mais simples. Materiais atualizados e novos podem ser entregues para a equipe em questão de horas ou em alguns casos de minutos. 

A técnica também beneficia as empresas por otimizar o tempo. Os colaboradores não precisam mais passar horas em um curso, por exemplo. Com menos tempo dedicado para cada qualificação, é possível que os profissionais tenham acesso a mais conteúdos.

Em médio e longo prazo, isso significa ter uma equipe mais bem qualificada. Também haverá mais tempo para que os profissionais gerem mais valor para as organizações em que trabalham. 

Como o microlearning pode ser utilizado na sua empresa?

Ao longo do artigo explicamos o conceito de microlearning, suas características e benefícios para as empresas. A partir de agora, explicaremos de que forma esse conceito pode ser aplicado na sua companhia.

O processo de aplicação do microlearning não é difícil, contudo, demanda que haja educadores e profissionais especializados na área tecnológica. Confira os passos para a aplicação abaixo.

1. Escolha o tema do curso

Você pode estar pensando que isso é algo simples, no entanto, não é bem assim. O tema do curso é que determinará o ritmo do trabalho. Então, não se pode escolher levianamente. Para fazer uma escolha acertada, é interessante conversar com a sua equipe para entender as necessidades dela.

Com qual tema os profissionais da sua equipe têm mais dificuldade no dia a dia? De que forma os colaboradores acham mais fácil ter contato com esse conteúdo? São questões essenciais para definir o direcionamento do processo de aprendizagem. 

2. Fracionamento do conteúdo

Com o tema escolhido, chega o momento de analisar o conteúdo para entender de que forma ele pode ser fracionado. O foco está em valorizar a entrega do conteúdo e tornar o aprendizado mais ágil, por isso, precisa ser objetivo e linear. É interessante que os conteúdos sejam apresentados em formatos entre 2 e 5 minutos sempre que possível.

Outra característica essencial para o processo de aprendizagem através da técnica de microlearning é a linearidade. Cada sessão precisa ter ligação com a anterior e a posterior. As sessões precisam formar o todo em conjunto. O microlearning deve ser utilizado em casos específicos. Se o tema não permite ser direto, é interessante usar outra metodologia de ensino. 

3. Escolha uma ferramenta online

No decorrer deste artigo, explicamos que o microlearning é um método ágil e objetivo de ensino. Sendo assim, é fundamental que sua aplicação se baseie no uso de uma ferramenta que permita ter essa dinâmica. Ferramentas online são bastante interessantes para esse tipo de ensino. 

Usar uma plataforma online para transmitir os conhecimentos oferece mais independência para o aprendizado e para o gerenciamento do tempo. Além disso, algumas plataformas possibilitam o acompanhamento do desenvolvimento dos alunos.

Isso é determinante para identificar as lacunas e dificuldades ao longo da aprendizagem. Quando se conhece as dificuldades, fica mais simples customizar treinamentos para atender as necessidades dos profissionais. 

4. Aposte em formatos diferentes de conteúdo

Sempre que for possível apostar em formatos diferentes do convencional para transmitir conteúdos para os seus colaboradores, é válido fazê-lo. A gamificação é um método que tem grande potencial para engajar a equipe no aprendizado. A única regra é tornar o curso flexível e com capacidade de atender a demanda de todos os envolvidos. 

Gostou de saber mais sobre microlearning? Já utiliza esse método na sua empresa? Comente abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.

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