homem motivado

Confira as principais diferenças entre motivação e superação pessoal.

Você se considera uma pessoa feliz? Se sente realizado com sua vida pessoal? E com sua vida profissional? Como anda o seu humor? Se pudesse separar três momentos maravilhosos em sua vida, quais seriam? E os três momentos não tão bons? Se pudesse mudar algo, o que você mudaria?

Responder essas questões já define qual o grau de motivação em que você se encontra. Com a correria do dia a dia, os desafios que enfrentamos, os problemas que lidamos, os gigantes que lutamos, é normal nos sentirmos desmotivados em alguns momentos.

Não é fácil manter-se motivado e equilibrado o tempo todo. Em nossa rotina diária temos altos e baixos. Somos humanos e fatores internos e externos influenciam em nosso estado, sentimento, emoção e principalmente em nossas ações. E nas horas de desânimo precisamos de um up para aumentar nossa motivação e superação.

No artigo a seguir iremos falar mais sobre a motivação e a superação pessoal como elementos essenciais para construir uma vida de sucesso em diferentes âmbitos. Então, vamos começar a dar aquele up tão importante para nossa realização pessoal e profissional? 

Motivação e superação pessoal: como elas se relacionam?

Quando uma pessoa está motivada, tem mais facilidade para superar problemas e chegar a resultados mais significativos. Superar uma questão sem estar devidamente motivado pode ser bastante complicado, pois a superação demanda uma batalha para ultrapassar os obstáculos. Estar motivado fortalece a atitude do indivíduo diante de tudo o que precisa superar. 

Tanto a motivação quanto a superação pessoal têm relação com acreditar em si mesmo. Uma pessoa somente consegue estar motivada quando está convicta de que consegue realizar aquilo a que se propõe. O mesmo é válido para a superação, pois para deixar algo no passado é essencial ter uma atitude mais positiva que irá influenciar a sua força de vontade. 

Motivação x superação pessoal: quais são as diferenças entre elas? 

Acima explicamos qual é a relação existente entre motivação e superação pessoal. A partir daqui iremos focar nas diferenças entre os dois conceitos. O primeiro ponto que precisamos citar é que a motivação é um comportamento que vem de dentro. Ainda que tenha a influência de fatores externos, nasce a partir de um impulso interno. Ou seja, o indivíduo é o responsável por manter sua motivação. 

Há diversos casos em que a motivação acontece de forma natural, o que é bastante estudado inclusive. Em outras situações, é um comportamento que precisa ser exercitado.

Em outras palavras, demanda dedicação e treinamento. Estar motivado é essencial para que tenhamos razões e força para seguir em nosso caminho rumo a alcançar nossos objetivos. 

Já a superação tem relação com a ação de vencer, normalmente é observada frente a situações adversas e que nos desafiam. Trata-se de driblar as limitações que podem surgir em nosso caminho e que conseguimos dar a volta por cima.

É um comportamento que contribui para gerar resultados. As vitórias da superação não são apenas momentâneas, consistem na capacidade de empreender mudanças em longo prazo. 

Como praticar a motivação?

Diariamente, acordamos com uma série de atividades para realizar. Basta refletir brevemente para entender que essas atividades estão relacionadas aos nossos objetivos. Então, o primeiro passo para praticar a motivação é ter sonhos e metas. Geralmente, quando desejamos alguma coisa, a tendência é que nos empenhemos até que as conquistas sejam concluídas. 

A vontade de vencer é o que preserva o nosso engajamento e compromisso, aumentando a motivação. Contudo, ainda que existam objetivos, é essencial haver autoconfiança e autoestima. É preciso que os indivíduos acreditem em sua própria capacidade. Quando não se tem essas duas competências, é natural que as dificuldades pareçam muito maiores. 

Como praticar a superação

As situações difíceis podem vir acompanhadas de uma sensação de fraqueza, algo que geralmente não pertence à pessoa. Consistem em fortes emoções que podem despertar pensamentos variados. Pode ser que o indivíduo esteja cercado de pessoas que alimentem essas ideias improdutivas. 

Uma forma de praticar a superação pessoal é reconsiderar os relacionamentos e deixar no passado as pessoas que não agregam. Para que possamos deixar uma dificuldade para trás, devemos estar cientes de que tudo é passageiro. Independentemente do quão intensos sejam os sentimentos do momento, nada dura para sempre. 

Ter esperança é essencial para ter conforto e, assim, ter um impulso para reverter o estado em que se está. Na vida, nos deparamos com dois tipos de situações, aquelas que podemos mudar e outras que não podemos mudar. O verdadeiro sábio é aquele que identifica a diferença entre ambas, colocando-se em ação nas primeiras e superando as segundas. 

Coaching para motivação e superação pessoal

Em relação à motivação e superação pessoal, o Coaching pode ser um excelente aliado, pois é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano. A metodologia é indicada a qualquer contexto, seja pessoal ou profissional.

No âmbito pessoal, o Coaching é indicado a todos que buscam por mudanças positivas e permanentes em suas vidas. Também pode contribuir para alcançar um estado desejado em um curto espaço de tempo. Através da aplicação contínua de diversas técnicas e ferramentas, é possível mudar comportamentos, eliminar crenças limitantes e alcançar resultados extraordinários. 

Na esfera profissional, o processo de Coaching pode ajudar no estabelecimento de metas e construção de estratégias para concretizá-las. Há vários profissionais com grande potencial, mas que não conseguem direcionar a sua energia produtiva para ações realmente impactantes para a sua carreira.

Essa metodologia se baseia no autoconhecimento e definição de etapas para alcançar aquilo que se almeja. No campo profissional, funciona como um aliado para construir uma carreira mais sólida.

Conheça os benefícios do Coaching

Os benefícios do Coaching são inúmeros, confira abaixo: 

  • Aumento de conquistas e felicidade;
  • Realização pessoal e profissional;
  • Aumento do equilíbrio e harmonia interior;
  • Melhora na qualidade de vida;
  • Equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
  • Diminuição do estresse e cargas negativas;
  • Conquista de motivação
  • Autodesenvolvimento e autoestima;
  • Alinhamento de valores e missão de vida
  • Melhor controle das emoções, entre muitos outros.

Ao passar por um processo de Coaching, os indivíduos irão de encontro ao seu Eu interior, aprenderão a ressignificar suas falhas e, ainda, saberão como conquistar a força motivadora para continuar.

O Coaching é um processo que visa a compreensão do passado, vivenciando o presente e com foco no futuro. Nesse sentido, extrai as lições positivas do passado, para agir da maneira correta no presente, para alcançarmos o que desejamos no futuro.

Faça Coaching e veja como seus resultados podem ser diferentes! Este conteúdo te ajudou? Compartilhe em suas redes sociais para levar o conhecimento adiante!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.



LINK DA FONTE

Rolar para cima