Natal – Uma data capaz de unir os nossos corações

Entenda mais sobre o verdadeiro significado que o natal exerce sobre as nossas vidas.

O Natal é uma data especial comemorada em diversos países ao redor do mundo. Embora tenha total ligação com a religião, pode ter significados diferentes para cada pessoa, dependendo de suas crenças. No fim das contas, Natal é tempo de celebrar o amor, estar com a família, demonstrar carinho, fazer o bem.

Siga a leitura para continuar essa reflexão sobre esse dia único e muito significativo, capaz de unir os nossos corações em um só sentimento, o amor. E lembre-se de que essa data é uma oportunidade para retomar boas relações com os familiares e amigos. 

O verdadeiro significado do Natal

Anteriormente mencionamos que o Natal pode ter significados diferentes para cada pessoa, pois as crenças que carregamos dão sentido para as coisas. Em se tratando dessa data, para os cristãos ela representa o nascimento de Jesus, já para outros é um momento de reunir os entes queridos. Se formos analisar, nas duas situações o significado pode ser resumido em amor.

Por mais que o dia 25 de dezembro seja marcado por uma grande movimentação de empresas dos mais diferentes setores por conta do aumento das vendas, o Natal só será uma data puramente comercial se nós permitirmos. Enquanto continuarmos colocando o amor no centro das comemorações, a magia Natalina estará viva dentro de nós.

Esse momento de fechamento de um ciclo é ideal para repensarmos em como estamos levando a vida e nos relacionamento com aqueles que nos cercam. Ao invés de focar somente em comprar presentes, podemos e devemos focar também em fazer as pessoas à nossa volta mais felizes. 

7 Formas de viver um Natal iluminado

Se você deseja viver um Natal iluminado, marcado pelo amor, pelo compartilhamento e pela generosidade, confira as sugestões a seguir. Elas te ajudarão a desfrutar dessa data de forma única ao lado dos seus entes queridos.

1. Faça os seus próprios presentes

A troca de presentes é uma tradição Natalina e uma forma de dar a esse costume um toque especial que fuja do consumismo é criando os presentes ou encontrando maneiras de torná-los mais pessoais. Você pode preparar um bolo ou doce, fazer uma peça artesanal ou mesmo comprar algo em uma loja e personalizar o embrulho.

Entenda, qualquer item comprado pronto pode se tornar especial se ficar claro que houve um cuidado em observar o que a pessoa presenteada gosta ou a atenção de escolher algo que ela comentou há algum tempo que gostaria de ter. Além disso, todo presente se torna significativo quando vem acompanhado de um cartão escrito à mão.

Também é possível tornar o momento de produzir os presentes uma parte da tradição familiar. Por exemplo, os familiares podem se reunir na véspera para criar itens artesanais para trocar entre si. Essa é uma atividade que será especialmente divertida para as crianças

2. Prepare pratos especiais com pessoas queridas

Outro costume Natalino é a ceia, onde as pessoas se reúnem para desfrutar do jantar da noite do dia 24 de dezembro ou no almoço do dia 25. É interessante reunir a família em torno dessa tarefa, de forma que cada um fique responsável por um prato ou uma etapa da preparação. 

Saborear as receitas preparadas por vocês dará um toque bastante significativo para a ocasião. É uma oportunidade para que cada um contribua com algo pessoal para a ceia. Pode ser que seu primo que passou um ano fora tenha aprendido uma nova receita. Por que não aproveitar esse momento para que cada um entregue algo novo que aprendeu? 

3. Ajude quem precisa

Devemos ajudar quem precisa o ano todo, contudo, na época do Natal essas ações acabam acontecendo em maior número por conta do significado que a data representa para muitas pessoas. 

Aproveite e olhe com atenção ao seu redor, se há alguém que esteja precisando de algum tipo de auxílio, alguma instituição ou projeto social. Fazer o bem é um grande gesto de amor ao próximo, o que tem tudo a ver com o espírito de Natal.

E lembre-se de que essa ajuda pode se estender também para o campo pessoal. Por exemplo, tem algum vizinho que passará a data sozinho? Se sim, considere convidá-lo para cear na sua casa, pois pode ser bastante triste passar essa data só. 

4. Deixe as mágoas e os ressentimentos para trás

Natal é tempo de paz, de confraternização e amor, por isso, se você tem alguma mágoa por uma pessoa da sua família, algum amigo ou qualquer outra pessoa, deixe isso para trás. Repensar esses sentimentos de tempos em tempos é importante porque muitas vezes os conservamos sem parar para pensar no motivo para tal.

Mesmo que não seja possível fazer com que a relação quebrada por conta de uma decepção que sofreu volte ao que era antes, o fato de se libertar dessa mágoa já irá te deixar se sentindo melhor e mais leve. Perdoar é algo positivo para quem recebe o perdão, mas ainda mais para aquele que concede o perdão

5. Desconecte-se e curta a família

Embora as redes sociais sejam parte do nosso dia a dia, tente ficar mais tempo desconectado no Natal para aproveitar ao máximo esses momentos. Deixe para publicar as fotos tiradas em família depois, isso pode esperar, já essas experiências não, porque, assim como cada instante, são únicas. 

Uma forma interessante de conseguir que toda a família se conecte verdadeiramente ao encontro de Natal é fazer uma brincadeira em que todos deverão colocar seus celulares no modo silencioso dentro de uma caixa e sem poder mexer. Assim, com todos unidos nesse mesmo objetivo, ficará mais simples alcançá-lo sem ser um sofrimento.

6. Crie atividades que envolvam todos

Natal é uma data que comumente se passa em casa, especialmente no momento que estamos vivendo. Contudo, o fato de ser em casa não é desculpa para ficarem todos entediados sentados na sala esperando a ceia ficar pronta. Existem muitas atividades que podem tornar a comemoração mais divertida.

Vocês podem rever fotos e vídeos antigos da família, jogar jogos de tabuleiro, criar um jogo de perguntas e respostas com curiosidades sobre os familiares, são muitas as possibilidades. Se a sua família tiver crianças, é ainda mais importante usar a criatividade para fortalecer essas memórias especiais em relação ao Natal.

7. Desligue-se do trabalho

O trabalho é uma parte muito importante da vida de muitas pessoas, no entanto, é essencial que não dispute o foco com o amor no Natal. Então na noite de Natal evite consultar e-mails profissionais e tentar resolver questões profissionais.

Lembre-se de que nessa data não é fácil e às vezes nem possível resolver pendências. Logo, será necessário esperar um dia útil para poder dar prosseguimento para aquele projeto ou dar início para uma nova atividade. Parar e relaxar no final de ano é essencial para voltar ainda mais produtivo e preparado para os desafios. 

8. Aproveite ao máximo o Natal

O Natal é uma data singular e deve ser aproveitada como tal. Trata-se de um momento em que as pessoas buscam estar com a sua família. Contudo, é legal contrair o lugar-comum de se sentir “forçado” a passar essa data com a família. Pense sobre as coisas boas de estar com seus familiares, procure se sentir feliz.

Ter uma família, ainda que com problemas, é algo mágico. Sendo assim, tente não focar nas piadas daquele tio que bebe um pouco mais do que deveria ou daquela tia que gosta de falar sobre a vida dos outros. Mantenha sempre o foco no quanto você tem sorte em ter uma família para passar essa data. 

9. Assista a filmes Natalinos

Tem coisa mais divertida do que os vários filmes de temática natalina que são lançados nessa época? Até quem não é tão fã da data encontra boas opções para curtir nos dias que antecedem o Natal. Podem ser filmes românticos, engraçados, infantis, enfim, podem ser de vários gêneros, mas são filmes com mensagens positivas.

Depois de um ano inteiro de trabalho e enfrentando algumas dificuldades, não tem nada melhor do que poder se divertir por duas horas, não é mesmo? Então recomendamos que você assista a filmes Natalinos com pessoas de quem goste. Aproveite que os streamings têm listas bastante longas de opções para você assistir até depois que o Natal passar. 

10. Mentalize coisas boas

Por fim, é importante buscar mentalizar coisas boas, desejar o bem de todos, ser grato pelo ano que está chegando ao fim. Tudo começa na mente e o fato de voltá-la para o que é bom fará toda a diferença, afinal, mesmo que não tenha como controlar o que acontece ao seu redor, pode decidir como irá enxergar esses acontecimentos e isso muda tudo.

Quanto mais atenção der para o lado positivo, menos os problemas irão te controlar e mais facilmente conseguirá resolvê-los. Aproveite para fazer esse compromisso consigo mesmo agora e estender a positividade ao longo do próximo ano que virá.

Foque no que é mais importante no Natal

Desfrute do Natal com seus familiares, cuidem uns dos outros, pois, mais do que nunca, precisamos disso. Compartilhem presentes com significado, saboreiem as delícias natalinas que prepararem, vivam esse momento ao máximo. 

Assim, no dia 25 de dezembro do próximo ano, poderão se reunir novamente e relembrar as experiências vividas, os desafios vencidos e celebrar o fato de terem se mantido unidos. O Natal é sempre uma oportunidade para reparar o que não está como deveria. Aproveite para criar pontes até as pessoas que você ama. 

Aproveite para compartilhar este conteúdo com os seus entes queridos juntamente com os seus votos de um Natal muito especial!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.



LINK DA FONTE

Rolar para cima