O que é crucial na organização empresarial?

organização empresarial

A organização empresarial tem como objetivo planejar estrategicamente a maneira com que as diferentes atividades irão contribuir para o crescimento do negócio.

A organização empresarial tem como objetivo planejar estrategicamente a maneira com que as diferentes atividades irão contribuir para o crescimento do negócio. Este é o momento de detalhar, de forma clara, todas as funções e atribuições de cada colaborador e departamento envolvido nas demandas diárias da empresa.

Organizar envolve estudar hipóteses e possibilidades, considerando eficientemente todos os fatores influenciadores no processo evolutivo da instituição. Assim se torna possível garantir que as melhores decisões sejam tomadas. 

Para ter os resultados esperados é determinante se atentar para alguns fatores fundamentais. Continue lendo para conhecer com mais detalhes os fatores essenciais para uma organização empresarial e aumente as chances de sucesso do seu negócio. 

O que é organização empresarial?

Antes de falarmos sobre os elementos essenciais para a organização empresarial é fundamental entender esse conceito. Uma empresa é uma pessoa jurídica constituída por duas ou mais pessoas com metas e anseios em comum. Os colaboradores dessa companhia têm funções pré-estabelecidas.

No mercado existem diferentes tipos de organização empresarial. Essa classificação pode ser feita observando a sua finalidade econômica, por exemplo, sendo com ou sem fins lucrativos. 

Também pode ser categorizada conforme a função desempenhada (educativa, cultural, entre outras), pelo seu porte (micro, pequena, média ou grande), pela estrutura (formal ou informal) ou até pelas operações (nacional ou internacional). 

A compreensão de qual é a categoria da sua empresa no mercado é importante para focar nos fatores de base para a organização empresarial. Então considere esses tópicos que mencionamos acima para entender qual é o posicionamento da sua companhia. 

Fatores cruciais para a organização empresarial

Acima explicamos o que é e quais são as categorias de organização empresarial. Com esse conceito apresentado podemos passar para a etapa seguinte. Confira, abaixo, os três fatores cruciais para realizar com efetividade a gestão e organização empresarial:

Centralização das informações

Algumas pessoas têm a ideia errada de que conseguem armazenar todas as informações importantes na sua memória. O seu cérebro não é uma máquina capaz de gerar pastas com diferentes informações.

Sendo assim, é fundamental para a organização empresarial centralizar as informações a respeito de reuniões, prazos, pagamentos, entre outros. Mais do que anotar as informações mais relevantes é determinante centralizar todos os dados num único local.

Para ter um bom andamento do trabalho é necessário encontrar e ter acesso às informações com facilidade. Crie um sistema de armazenamento de informações que faça sentido para a lógica de trabalho da sua companhia. 

Identificação do cenário

É um passo muito importante identificar os elementos que constituem o presente cenário, analisando objetivamente os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças. Como saber aonde a empresa deseja ir, sem saber onde ela está neste momento? 

Tendo essas informações em mãos fica mais simples desenvolver um planejamento alinhado com a realidade do mercado. Ficará mais fácil identificar uma possível necessidade de mudança de direção. Após, é preciso direcionar os elementos verificados e definir o estado desejado.

Definição de objetivos e metas

O ponto de partida para gerar mudanças é a elaboração de objetivos, que devem considerar o trabalho de todos os níveis hierárquicos. Cada colaborador deve ter suas devidas atribuições e sua importância dentro de um todo reconhecida. 

As metas da empresa devem ser definidas dentro do planejamento, observando a flexibilidade. O mercado muda constantemente e o seu empreendimento deve estar preparado para acompanhar essas transformações. 

O gestor de cada setor deve acompanhar a evolução dessas metas e objetivos analisando o mercado. Estar alinhado com o desejo do mercado em cada momento ajudará a potencializar as oportunidades de sucesso. Se for preciso recalcular a rota e mudar o rumo, saiba não haver problema nisso. 

Plano de ação

Com o estudo de campo realizado e objetivos determinados, o próximo passo é elaborar o plano de ação. Para isso se deve considerar os fluxos, definindo atividades e atribuições que irão concretizar os projetos.

Quando uma empresa define suas metas passa a ter um foco de realização. A partir do momento em que a empresa sabe aonde quer chegar precisa definir qual será o caminho para chegar lá. Em outras palavras, é fundamental delinear uma estratégia para concretizar seus objetivos.

Para organizar melhor o caminho que deverá ser seguido e como as coisas serão feitas é interessante contar com uma ferramenta. O sistema 5W2H é um excelente recurso que auxilia a gestão e o mapeamento das atividades. São sete perguntas poderosas que funcionam como um guia para elaborar estratégias assertivamente:

Os 5W

– What: O que será feito? Trata das etapas necessárias para completar determinada ação;

– Why: Por que será feito? Justificativa para as ações;

– Where: Onde será feito? Indicação do local onde ocorrerão as ações:

– When: Quando será feito? Estabelecimento do cronograma das atividades e do prazo para finalização;

– Who: Por quem será feito? Elencar as pessoas envolvidas nas atividades, sendo responsáveis por empreender as tarefas e gerir os colaboradores.

Os 2H

– How: Como será feito? Designação dos métodos que serão empregados.

– How much: Quanto custará? Cálculo do valor a ser investido.

Priorize o bem-estar dos seus colaboradores

Por fim, um elemento essencial para que uma organização empresarial conquiste o sucesso é atender as demandas do seu capital humano. Os colaboradores da sua companhia são o grande diferencial da sua empresa e precisam ser valorizados como tal.

Independentemente de quantas pessoas trabalham na sua empresa, é importante desenvolver estratégias focadas nesse público. Reter os colaboradores mais talentosos se tornará um grande diferencial em médio e longo prazo. Em alguns segmentos, inclusive, o que diferencia uma companhia da outra é exatamente a performance dos funcionários.

Invista em treinamentos e em manter o ambiente propício para o estímulo da motivação e produtividade. Tenha certeza de que os investimentos feitos nos colaboradores da sua companhia retornarão na forma de excelentes resultados. Esse é um investimento certeiro. 

Torne-se um profissional de alta performance em gestão estratégica empresarial e desenvolvimento de pessoas. Faça o MBA Executivo Internacional em Gestão Empresarial & Coaching. Conquiste mais!

Este artigo foi útil para você? Comente abaixo e compartilhe o conhecimento com seus amigos!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.



LINK DA FONTE

Rolar para cima