O que significa orientação para resultados? :: IBC

A orientação para resultados diz respeito à capacidade de focar em seus objetivos e trabalhar para alcançá-los.

Se tem uma coisa que todos os profissionais de todos os segmentos do mercado necessitam é de conhecimento. E esse conhecimento pode vir de diversas maneiras. Cursos, seminários, workshops e até mesmo em orientações. O conhecimento é de extrema importância para obter resultados positivos para os negócios. 

Algumas capacidades vêm sendo mais valorizadas pelo mercado nos últimos tempos e devem estar em destaque na busca de capacitação. Dentre essas habilidades destacamos a orientação para resultados. Mas, o que significa orientação para resultados? Para saber mais sobre o tema, continue a leitura.

O que é orientação para resultados?

A orientação para resultados é a capacidade que um profissional tem para focar na concretização dos objetivos do serviço e, assim, garantir que os resultados sejam alcançados conforme o esperado. Em outras palavras, essa capacidade diz respeito a capacidade de tomar ações diretas para atingir seus objetivos. Esta capacidade é também importante para impulsionar o crescimento de outros profissionais da equipe. 

Afinal, tal habilidade permite que o conhecimento seja partilhado de modo que contribui com os resultados a serem alcançados pela organização empresarial. Vale ressaltar que a orientação para resultados pode partir de colaboradores e também de líderes, gestores e diretores. Colaboradores com esta habilidade são profissionais com um verdadeiro diferencial a ser valorizado por empresas.

Como identificar a habilidade de orientação para resultados?

Como explicamos acima, essa habilidade consiste em agir de forma prática para alcançar resultados. Uma pessoa que possui essa habilidade consegue concretizar seus objetivos com mais facilidade porque tem uma visão mais clara do que precisa fazer. 

Mas, como identificar estes profissionais em sua equipe? Os profissionais que trabalham com a orientação para resultados apresentam os seguintes comportamentos durante o expediente de trabalho:

– Comprometimento com os resultados

Estão comprometidos em alcançar os resultados de acordo com os objetivos estratégicos da organização e são persistentes diante de obstáculos e dificuldades. É aquele colaborador que não se intimida diante das dificuldades e que tem sempre um plano B. 

– São audaciosos 

Assumem objetivos ambiciosos e exigentes, porém realistas. Uma pessoa que possui orientação para resultados tende a pensar de forma grandiosa, mas sem se dissociar da realidade. 

– Inteligência emocional

Têm noção do que é prioridade para o trabalho, respondendo prontamente nos momentos de pressão e urgência. Agir desse modo é uma demonstração de inteligência emocional, ou seja, de capacidade de entender e gerir as suas próprias emoções e as emoções daqueles a sua volta. 

– Assumem responsabilidades 

Aceitam correr riscos e assumem as responsabilidades pelo sucesso e pelo fracasso. Uma pessoa focada no sucesso se compromete e se coloca na linha de frente independente do acerto ou do erro. Todo mundo vai errar em algum momento e assumir isso é o que permite crescer e prosperar. É uma pessoa que não terceiriza as responsabilidades

Orientação para resultados: exemplos comportamentais

Ao longo do artigo explicamos o que é orientação para resultados e para que fique mais claro listamos uma série de exemplos de comportamentos com esse viés, como:

– Objetivos tangíveis

Uma das características mais relevantes da orientação para resultados diz respeito a definição de objetivos tangíveis. O foco e a eficiência para realizar as tarefas a que se propõe depende de definir objetivos que possam ser realizados. Estabelecer metas impossíveis além de gerar grande frustração impede que o esforço seja empregado para algo que trará resultados.

– Comprometimento com objetivos controláveis

O profissional que possui orientação para resultados se compromete com objetivos controláveis, ou seja, foca em trabalhar em algo que pode manter sob seu controle. Permanecer focado numa meta que não está sob sua capacidade de gerenciamento não é estrategicamente eficiente, pois independente do seu esforço não há possibilidade de controlar os resultados. Sabendo disso, os profissionais com orientação para resultados dedicam maior esforço para os objetivos potencialmente controláveis. 

– Orientações para alcançar resultados

Uma pessoa que é orientada para resultados é aquela que sabe o que precisa fazer para concretizar uma meta estabelecida. Basicamente é alguém que tem em sua mente o planejamento de como agir já devidamente estruturado. Assim é bastante rápido sair da ideia para a ação. Quem é orientado para resultados consegue se organizar para colocar em prática todos os passos para realizar seu objetivo.

– Engaja os demais colaboradores

Também é uma característica marcante do perfil orientado para resultados engajar aqueles que estão a sua volta para a concretização dos objetivos. O colaborador que tem foco em realizar compreende que precisa transmitir essa força para os seus colegas. 

Não podemos nos esquecer que grandes resultados são obtidos pela soma dos esforços. Então é bastante natural que uma pessoa orientada para resultados motive os colegas para que eles contribuam com a sua parte. 

Papel dos líderes na orientação para resultados

Os líderes possuem papel essencial no que diz respeito à orientação para resultados. Cabe a eles especificar o que é esperado de cada um dos colaboradores, explicando o papel e a importância das pessoas com clareza e respeito. Mostrar aos colaboradores como os processos são estruturados e porque é importante que cada um se atente às suas funções garante o comprometimento dos profissionais envolvidos. 

São os líderes que precisam mostrar aos membros da equipe como são os processos e como cada atividade precisa ser executada. Isso reflete de maneira positiva na produtividade das equipes. Mas, como orientar os colaboradores de modo que traga resultados para a empresa? Para ajudar nesse processo, uma das coisas a ser feita é instigar os colaboradores a entender o porquê que suas ações são importantes. 

Porém, para que a orientação para resultados seja feita de maneira pontual e eficaz, o líder precisa ter em sua mente todos os processos com clareza e confiança. Portanto, se você é líder e quer aplicar a orientação para resultados, procure responder para si mesmo as seguintes perguntas:

Quais resultados esperam de mim no trabalho?

Quais resultados espero de cada um dos membros da minha equipe?

Quais resultados eu posso esperar dos meus fornecedores e colegas gestores?

Foi feito algum acordo sobre esses resultados com as partes envolvidas?

As respostas para estas perguntas serão cruciais para que a orientação de resultados seja feita de maneira eficiente e produtiva. Ao repassar quais são as expectativas da empresa para os membros da sua equipe, lembre-se de utilizar uma linguagem precisa e clara. A comunicação faz muita diferença neste processo. 

Afinal, se os demais envolvidos não compreendem claramente o que está sendo acordado dificilmente conseguirão concretizar a entrega. Uma dica para ter certeza de que se está sendo perfeitamente claro é listar algumas perguntas relevantes e verificar se elas estão sendo respondidas. A sua mensagem está apresentando todos os tópicos necessários para que a outra parte entenda o que está sendo solicitado? 

Como o Coaching pode contribuir com a orientação para resultados

Muitas vezes é preciso que os líderes desenvolvam habilidades para que a orientação para resultados seja positiva para as equipes e também para as empresas. Neste sentido, o Coaching se torna um poderoso aliado neste importante processo. A metodologia Coaching tem como foco o desenvolvimento pessoal. 

Com técnicas e ferramentas que contribuem com o desenvolvimento humano, o Coaching auxilia de maneira bastante eficaz com a gestão de líderes em todas as empresas dos mais variados segmentos. Através das formações em Coaching é possível desenvolver habilidades importantes, como:

Comunicação eficaz

Ouvir na essência

Planejamento estratégico

Rapport

Negociação

Liderança

Disciplina

Foco

Gestão de tempo

Melhorias nas relações interpessoais

O IBC é a única escola de Coaching do país com certificação ISO 9001, o que atesta a qualidade de suas formações e a eficácia de sua metodologia de ensino. Esta é uma grande oportunidade de ser um líder ainda melhor.

Agora conte: você conhecia a orientação para resultados? Tem alguma experiência para compartilhar? Utilize o espaço abaixo para contar também a sua opinião sobre o tema. Espalhe o conhecimento! Curta e compartilhe em suas redes sociais.

Copyright: Por zenstock – ID da foto stock livre de direitos: 1387087346

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.



LINK DA FONTE

Rolar para cima