Passo a passo para construir uma rotina matinal de qualidade

Mulher meditando

Confira algumas dicas para construir uma rotina matinal de qualidade.

Quando começamos o dia bem é muito mais fácil encarar a lista de atividades que temos pela frente, não é mesmo? Contudo, pode não parecer tão simples acordar animado e com energia para fazer grandes coisas no seu dia. A grande questão está em como inicia o seu dia, ou seja, se você tem uma rotina matinal de qualidade. 

Ter bons hábitos para começar seus dias contribui para que se sinta mais tranquilo e com mais disposição. No artigo a seguir iremos apresentar o passo a passo de como construir uma rotina saudável para esse começo de jornada diária. Garantimos ser mais fácil do que você está imaginando! 

Por que ter uma rotina matinal é importante?

Uma rotina matinal de qualidade é fundamental para que o restante do seu dia seja produtivo. Inclusive, hoje em dia é comum se deparar com metodologias e soluções para tornar as manhãs mais práticas e produtivas. 

O estilo de vida contemporâneo, resultante das mudanças pelas quais a sociedade passou, tem mudado os hábitos das pessoas, principalmente nas grandes cidades. Estar sempre com pressa leva a um estresse constante, ansiedade e atrapalha o bom desempenho das atividades rotineiras. 

Para ter uma vida mais tranquila e saudável é fundamental adotar um bom sistema de gerenciamento do tempo. E para gerenciar melhor seu tempo é crucial adotar uma rotina matinal estável e produtiva. 

Reflita sobre a sua rotina matinal atual e questione-se: ela está sendo produtiva? Seu tempo está usado com o que realmente importa? Continue lendo e confira o passo a passo para otimizar a sua rotina e assim conseguir organizar melhor seu tempo. 

Passo a passo de como criar uma rotina matinal de qualidade

Antes da lista de passos precisamos esclarecer que ter uma rotina mais organizada e produtiva é resultado de mudanças gradativas. É necessário mudar alguns hábitos e se posicionar de forma diferente perante seus objetivos para conquistar o ritmo desejado. Com essa compreensão, te convidamos a conhecer o passo a passo dessa lista. 

1. Tudo começa com uma boa noite de sono

A qualidade do seu sono irá se refletir na produtividade do dia seguinte. Se você tem dificuldades para dormir e sente que isso se reflete na sua produtividade, vale a pena aderir à prática da higiene do sono. 

O conceito de higiene do sono tem relação com o ambiente onde a pessoa dorme. O quarto deve ser limpo, confortável, silencioso e estar suficientemente escuro. Quando essas condições são atendidas fica mais fácil ter uma noite de sono reparador e restaurador. 

O período do sono é um momento de descanso, mas também tem funções reparadoras e de controle da liberação de substâncias que impactam no humor e emoções. Em suma, dormir bem é fundamental para construir uma rotina matinal de qualidade. 

2. Separe as roupas do dia seguinte

Para que seu dia comece com bom ritmo, é interessante deixar a sua roupa, calçados e acessórios separados na noite anterior. Deixar para escolher esses itens um pouco antes de sair de casa pode gerar grande ansiedade e atrasos. Além disso, a pressa é inimiga da perfeição e provavelmente você esquecerá alguma coisa se precisar fazer tudo correndo. 

3. Tenha um cronograma com horários 

Quando acordamos, o corpo tem muito mais energia do que no final do dia. Dessa forma, é interessante concentrar as suas prioridades de atividades para o período matutino. Separe um horário exclusivo para as suas atividades. 

Alocar atividades importantes de manhã contribui para organizar a sua rotina matinal e ainda potencializa a qualidade com que essas tarefas serão realizadas. Além disso, você perceberá que ficará bem menos estressado com parte das obrigações concluídas antes do almoço. 

4. Cuide bem da sua alimentação

A alimentação é uma parte essencial da rotina como um todo, mas especialmente da rotina matinal. No seu café da manhã é importante incluir alimentos saudáveis. Na sua primeira refeição é essencial que haja alimentos nutritivos que ajudem seu organismo a passar bem pelo dia. 

5. Beba mais água

A hidratação do organismo é fundamental para manter a boa disposição ao longo do dia. Sem a quantidade devida de água é difícil para o organismo realizar todas as suas funções. As reações metabólicas, de forma geral, só ocorrem na presença de água. Então inclua o hábito de beber água no seu dia começando pela sua manhã. 

6. Atividades físicas

Quando acordamos é importante fazer um pouco de alongamento. Para enfrentar o dia com mais energia é importante trabalhar os músculos respiratórios enquanto se alonga. Inclua exercícios físicos regularmente na sua agenda matinal e observe os efeitos positivos para a sua saúde física e mental. 

7. Aposte na meditação

A meditação é um excelente hábito para a limpeza da mente, contribuindo para realizar as suas atividades com mais concentração ao longo do dia. É um momento de concentração e de conexão consigo mesmo. Meditar diariamente te ajudará a ser uma pessoa mais focada. 

8. Estipule um tempo de tela

A tecnologia produz diversos impactos em diferentes setores da vida. Quando o tempo de tela não é controlado pode afetar drasticamente a sua qualidade de vida. O desempenho acadêmico e a produtividade no trabalho podem ser drasticamente reduzidos. 

Então reflita e avalie a pertinência de permanecer longas horas diante de monitores e da tela do smartphone. O ideal é não ficar muito tempo diante de telas nem ao acordar e nem imediatamente antes de dormir. 

9. Cultive hábitos mais saudáveis

Ao decidir ter uma rotina matinal de qualidade, você precisa refletir sobre mudanças que precisará fazer. É importante pensar sobre como está gerenciando a sua vida pessoal e profissional. Quais são os pontos que precisam ser melhorados? Hábitos como o consumo de álcool, cigarros, dormir pouco entre outros precisam ser revistos. 

10. Seja realista e faça mudanças graduais

Lembra que dissemos que a mudança de rotina matinal era algo gradativo? Mantenha isso em mente, pois não será do dia para a noite que terá outra vida. O ideal é fazer as mudanças gradualmente e sempre focar em ser realista. Considere o que consegue mudar nesse momento. Contudo, tenha cuidado para não ficar estagnado. 

Gostou dessas dicas para construir uma rotina matinal de qualidade? Comente abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!



LINK DA FONTE

Rolar para cima