A segmentação sempre foi essencial para impactar o público-alvo com estratégias de marketing. Contudo, é necessário que esse trabalho também considere onde está o cliente, ou seja, entender o que ele realmente quer e precisa. É nesse ponto que entra o conceito de People Marketing.
Mais importante do que saber qual é a faixa etária, sexo e local onde reside o público, é compreender quais são as suas expectativas diante da experiência. No artigo a seguir iremos apresentar com mais detalhes o conceito de People Marketing e como aplicá-lo.
O que é People Marketing?
O conceito de People Marketing foi difundido pela empresa por trás da gestão da plataforma de automação Social Miner. A base desse conceito está em posicionar o cliente como centro do seu negócio. No contexto do marketing tradicional, Pessoa é o “P” mais importante dos 4P’s.
A estratégia principal do People Marketing é o entendimento do público, isto é, ir além do simples vender. A ideia é saber quem está comprando, utilizar estratégias de coleta de informações nas interações com a marca.
Muitas informações essenciais são vistas como sem importância, mas podem fazer toda a diferença. A partir desses dados se torna muito mais fácil tornar os processos humanizados.
Qual é a importância do People Marketing atualmente?
A automação de processos está cada vez mais presente em diferentes segmentos de atuação. Embora represente otimização e economia de tempo, também significa que os clientes estão interagindo em boa parte do tempo com robôs. Então, mesmo que o conteúdo seja de qualidade, é fundamental prestar atenção à experiência. Os consumidores estão em busca de experiências únicas, assim eles são fidelizados.
Para que seja mais fácil entender, imagine uma grande empresa de cosméticos chamada X. Essa companhia tem um amplo portfólio de cosméticos variados e uma base de clientes com perfis bem distintos. Será que vale a pena enviar e-mail marketing a respeito de itens de maquiagem para Jorge, que é um cliente que só navega na sessão de produtos para acne?
A segmentação potencializada por dados do histórico de navegação dos visitantes permite que se tenha maior precisão nos contatos. Nesse caso, a ideia é criar uma base de pessoas e não uma base de e-mails. Em outras palavras, significa entregar o produto certo, na hora certa, para a pessoa certa.
People Marketing: dicas de como aplicar
Confira abaixo dicas preciosas de como aplicar o conceito de People Marketing no seu empreendimento e assim conquistar uma segmentação estratégica.
1. Compreenda a jornada de compra
O primeiro ponto que deve ser observado diz respeito a pensar e compreender como funcionam as etapas da jornada de compra do cliente. Esse processo se dá através de quatro etapas:
Consideração
Nessa etapa, o potencial consumidor se vê diante de um problema, mas não sabe como solucioná-lo. Esse é o momento em que as empresas devem contar histórias para auxiliar o potencial comprador a entender que possui um problema. A linguagem deve ser mais empática e afetiva.
Avaliação
Chegando nessa etapa, o cliente já sabe que tem um problema e está em busca de soluções. A sua companhia deve estar disponível para mostrar o desempenho dos seus produtos para que eles sejam entendidos como as melhores opções. Acrescente informações relevantes a respeito do produto para que eles sejam vistos como boas soluções.
Conversão
Essa etapa demanda que haja oferta de benefícios financeiros. É importante destacar que em 60% dos casos em que há oferta a conversão ocorre. Isso porque o lead já está decidido a comprar para resolver seu problema, tudo o que ele precisa é de um “empurrãozinho”.
Retenção
Quando o consumidor vivencia uma experiência positiva com a marca, tende a se tornar um divulgador dela. Retomando o exemplo da empresa de cosméticos X, o ideal é oferecer para o Jorge, que comprou o sabonete antiacne, o gel secativo de espinhas com desconto ou ainda como amostra. Jorge será fidelizado, conhecerá um novo produto e ainda vai falar bem da sua marca para seus conhecidos.
2. Crie uma base de pessoas
O People Marketing apenas será bem-sucedido se por trás de dados existirem pessoas. Oferecer acesso a conteúdos e descontos no site da sua marca em troca de dados dos interessados é uma forma estratégica de obter as informações desejadas.
Entre as informações que podem ser obtidas estão nome, sexo, telefone e idade. A partir dessas informações é possível direcionar as campanhas da sua marca para bases mais segmentadas de clientes.
É importante fazer o acompanhamento mês a mês das taxas de conversão e rejeição para se certificar de que está tudo caminhando como deveria. Essas verificações ajudam a fazer ajustes na estratégia se for necessário. A mudança de uma palavra pode fazer uma grande diferença na efetividade de uma campanha.
3. Entenda os interesses do usuário
O monitoramento de todas as navegações dos usuários é essencial para entender qual é o objetivo do visitante com a marca. O People Marketing tem como foco entender o que e como oferecer ao usuário.
Mais uma vez, retomamos o exemplo da empresa de cosméticos. Se Jorge comprou recentemente um sabonete antiacne de uma embalagem grande é importante focar em oferecer outros produtos para ele. Não é efetivo oferecer o sabonete novamente se a compra foi recente.
Atualmente, há plataformas automáticas simples que são capazes de cruzar algoritmos para entender o que é mais interessante oferecer ao cliente em cada momento. Também é importante que sejam adotadas métricas, no caso de uma loja virtual pode ser, por exemplo, as taxas de carrinho abandonado ou taxas de compras e recompras.
4. Linguagem humanizada
A humanização da comunicação é essencial para obter resultados. Demonstre que existe diálogo entre a sua marca e o cliente. Para isso, é determinante saber como o público se comunica. O público utiliza gírias? Quais? Busque escrever como eles se comunicam para gerar identificação.
Fique atento às taxas de abertura e de clique nessa etapa, pois elas estão relacionadas ao seu entendimento e ao contato com o público. O People Marketing oferecerá aumento significativo nas vendas e nas taxas de conversão da companhia.
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Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.
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