Para que você compreenda o que verdadeiramente significa processo empresarial, pedimos que tente visualizar uma fábrica de carros. Nessa fábrica existem diversos profissionais que executam suas funções e, claro, cada uma delas é extremamente importante para a entrega final do produto. Todas as etapas fazem parte e estão fortemente ligadas ao processo empresarial que a organização possui.
É extremamente importante entender que esse processo é contínuo e muitas vezes repetitivo, essa é a primeira informação que você precisa saber sobre processo empresarial. Posteriormente, verá que esse processo se dá por uma série de sequências que são adotadas pela empresa, para que ela alcance todos os resultados desejados.
No artigo a seguir iremos explicar mais detalhadamente o conceito de processo empresarial. Além de saber do que se trata, você poderá entender a sua importância para o gerenciamento da companhia. Boa leitura!
O que é processo empresarial?
Em poucas palavras, o processo empresarial é basicamente a união de todas as etapas que uma empresa estabelece para que ela consiga chegar a um resultado que deseja. O processo consiste em um trabalho repetitivo e contínuo, realizado em etapas e com sequências definidas para alcançar um objetivo predeterminado.
Em linhas gerais, podemos definir processo empresarial como aquilo que converte a entrada (matéria-prima, ideia, técnica) em uma saída (o produto para o cliente). Isso significa que um processo sempre engloba uma série de elementos que variam entre objetivo, estratégia, responsáveis, envolvidos, entre outros. Os processos empresariais são cruciais para o bom andamento da organização.
Pense, por exemplo, em um objetivo relativamente “comum” para uma empresa: aumentar o número de vendas. Agora, pense nas etapas que toda a organização precisa seguir até que esse objetivo seja cumprido:
- Talvez algumas boas estratégias de marketing?
- Um atendimento diferenciado?
- A forma como o produto ou serviço é entregue?
- Um pós-venda?
Tudo isso faz parte do processo empresarial que a própria empresa irá definir. Todos os passos, desde a primeira interação com o cliente, até o momento em que ele chega à loja para formalizar a compra de um produto ou serviço, estão dentro do processo empresarial.
Tipos de processo empresarial
Acima explicamos o conceito de processo empresarial e a partir dessa explicação é possível imaginar que há processos distintos para áreas diferentes do negócio. Veja, a seguir, algumas das categorias que selecionamos para que você possa conhecer ainda mais o processo empresarial:
Processo de negócios (ou de cliente)
São atividades ou tarefas estruturadas e conexas que produzem um serviço ou produto para os clientes ou para um cliente particular da organização em questão. Podem também ser chamados de essenciais ou primários. Trata-se dos processos mais relevantes para o funcionamento da companhia.
Dentre as características principais desse tipo de processo estão a entrega de valor para o cliente e a visão completa da cadeia de valor. Esses processos vão além da empresa em si e permitem observar o empreendimento de ponta a ponta.
Processos organizacionais
São processos centralizados dentro da empresa, que auxiliam no funcionamento coordenando diversos subsistemas da mesma, buscando sempre uma excelente performance geral. Está sempre garantindo um apoio aos processos de negócios. Podem ser chamados também de processos de apoio ou de suporte.
Os processos organizacionais não têm contato direto com os clientes. Nesses casos, as atividades são formalmente estabelecidas, tendo como objetivo oferecer auxílio para os processos primários que citamos acima.
Processos gerenciais
São processos com foco nos gerentes e em suas relações, que abrangem as ações de medição e ajuste do desempenho da organização. Cada categoria se subdivide em tipos de processos, que se distinguem uns dos outros em função da sua capacidade de gerar valor, do fluxo básico, da atuação e da orientação básica com relação à estrutura organizacional.
Servem para coordenar os processos primários e os de suporte citados acima. Embora não entreguem valor ao cliente diretamente, são essenciais para incrementar as rotinas empresariais, ajudando a aperfeiçoar as entregas da organização. Com base nisso, entenda qual é a verdadeira importância do processo empresarial para uma empresa no tópico seguinte.
A importância do processo empresarial para uma organização
Os processos empresariais são essenciais para as empresas porque permitem que elas continuem se movimentando e funcionando de forma a entregar bons produtos e serviços. Basicamente, sua função é converter os recursos e investimentos em produtos e ações que ajudem a companhia a se destacar no seu mercado.
A partir de processos empresariais bem estruturados, é possível construir uma imagem fortalecida para o negócio em seu setor de atuação. A importância desse processo está no fato de que ele permite que o empreendimento exista e o auxilia na sua consolidação. Inclusive, devemos ressaltar que mais relevante do que o próprio processo empresarial é torná-lo eficiente.
Quais são os benefícios que o processo empresarial oferece para as empresas?
Ao longo do artigo apresentamos mais detalhadamente o que é o conceito de processo empresarial. Contudo, é também interessante conhecer as vantagens que adotar esse tipo de processo pode trazer para a organização.
Confira abaixo os principais benefícios que o processo empresarial oferece para o gerenciamento de empreendimentos de diferentes segmentos.
1. Redução de custos
Quando os processos empresariais são bem desenhados e elaborados, é possível obter considerável redução de custos, algo extremamente positivo para as empresas. A estruturação dos processos permite que os gestores identifiquem onde estão os gastos desnecessários de forma a eliminá-los. As companhias se tornam muito mais enxutas a partir da aplicação do processo empresarial.
2. Mais eficácia e eliminação do retrabalho
Todas as operações se tornam ainda mais eficazes e os erros são minimizados quando os processos são bem definidos. Com o passar do tempo, é possível reduzir as taxas de retrabalho da organização, o que se reflete em maior motivação e diminuição de custos.
3. Aumento da produtividade e qualidade dos serviços
Outro ponto positivo de elaborar corretamente o processo empresarial de uma organização está no aumento da produtividade e qualidade dos serviços que a empresa e as equipes vão entregar ao cliente final.
Deixar os consumidores satisfeitos pode aumentar as chances de um marketing boca a boca, que é quando um cliente indica a sua marca/empresa para outras pessoas. Ou seja, o processo empresarial contribui para um marketing mais positivo da organização.
4. Crescimento
Quando o processo empresarial possui fluxos bem definidos e uma gerência competente, a empresa tem a chance de crescer significativamente. A companhia também está mais preparada para acolher de maneira extraordinária os seus clientes, deixando seus concorrentes sem ter como contra-atacar.
5. Clima organizacional positivo
É importante mencionar que uma empresa que se preocupa em formular corretamente os seus processos empresariais tende a ter um ambiente corporativo mais positivo. Quando as coisas acontecem de forma ordenada e com o máximo de qualidade, é mais fácil manter a tranquilidade. Muitos dos conflitos que acontecem nas empresas são resultados da falta de um gerenciamento focado em organização e resultados.
Conclusão
Se o que você precisa saber para aplicar o processo empresarial na sua empresa, é apenas quais benefícios ele oferece; saiba que além, de todos os benefícios citados anteriormente, ainda temos a benfeitoria de poder acompanhar tudo o que é realizado, dentro e fora da empresa, em pequena, média ou grande escala. Além de também ser possível utilizar melhor os recursos e investir em ferramentas que aceleram e facilitam os objetivos da empresa como um todo.
Gostou de saber mais sobre processo empresarial? O conceito já é aplicado na sua empresa? Comente abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!
Copyright:435601183 – https://www.shutterstock.com/pt/g/nicoelnino
Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.
*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.