Saiba como fazer um recrutamento inteligente :: IBC

Um robô escolhendo uma pessoa no recrutamento

Veja como o recrutamento inteligente ocorre.

O processo de seleção e contratação de colaboradores tem grande relevância para o bom funcionamento de uma empresa. Quando é realizado de forma estratégica, permite formar equipes fortes e preparadas para os desafios que precisarão enfrentar. O capital humano tem grande relevância em um contexto em que a concorrência está cada vez mais acirrada entre as organizações.

Por isso, é decisivo que as empresas apostem em um recrutamento inteligente, isto é, focado em atender e resolver as demandas internas. O recrutamento de profissionais é realizado, geralmente, pelo setor de Recursos Humanos ou por uma empresa terceirizada especializada nesse processo. 

Porém, é importante esclarecer que esses procedimentos de seleção não são exclusivos do RH. Sendo assim, é possível que outros setores contribuam para tornar a seleção de novos colaboradores mais coerente com os objetivos da organização.

A seguir iremos explicar o conceito de recrutamento inteligente e como a empresa como um todo pode contribuir para as melhores escolhas. Boa leitura! 

O recrutamento de colaboradores

O processo de recrutamento e seleção de colaboradores está se tornando uma tarefa mais desafiadora. Entre os motivos que estão tornando esse processo mais complexo, podemos citar a necessidade crescente de profissionais cada vez mais especializados. Há também outros fatores, como a flexibilização do trabalho, mudanças nas relações corporativas e maior facilidade de mudança de emprego

O mercado de trabalho vem passando por algumas transformações dignas de nota, como a valorização e a desvalorização de algumas profissões, por exemplo. Outro ponto relevante é que há algumas áreas que possuem números exagerados de profissionais. Nesses casos, não é possível para o mercado absorver todos os trabalhadores disponíveis e a competitividade aumenta. 

Nesse panorama a respeito dos processos de recrutamento e seleção, não podemos deixar de mencionar as empresas que se acomodam. É crucial que as organizações se mantenham constantemente em movimento para aperfeiçoar as suas técnicas de recrutamento. Porém, não é isso o que observamos.

Ainda há amplo uso de intuição e tecnologias ultrapassadas para fazer a seleção. Com a evolução tecnológica pela qual passamos, é interessante substituir processos manuais. Para que as empresas obtenham os melhores resultados no tocante ao recrutamento de colaboradores, é essencial adotarem medidas de recrutamento inteligente. 

Como o recrutamento inteligente ocorre?

É importante explicitar que o recrutamento consiste em todas as fases da seleção de candidatos para preencher vagas abertas em uma empresa. Sendo assim, diz respeito desde o anúncio das vagas até a contratação, passando pela triagem de currículos, entrevistas e a realização de dinâmicas em grupo. 

Durante muito tempo, o recrutamento de colaboradores foi entendido como um processo secundário, ou seja, de pouca relevância. Porém, nos dias atuais, a sua importância vem sendo reconhecida, haja vista o papel decisivo que os funcionários ocupam no sucesso de uma companhia. 

Exatamente nesse contexto, foram desenvolvidas novas soluções que deram origem ao chamado recrutamento inteligente. O processo se caracteriza por utilizar métodos e tecnologias de ponta para chamar a atenção dos profissionais mais talentosos de um segmento. Atraindo a atenção desses profissionais é possível fazer um processo de recrutamento de nível mais elevado. 

Como o recrutamento inteligente se diferencia de outros tipos de recrutamento?

Em linhas gerais, o recrutamento inteligente se diferencia de outros tipos em quatro aspectos que explicaremos melhor abaixo. 

1. Técnicas de marketing

Lembra-se que mencionamos que outros setores, além do RH, poderiam contribuir para um processo de recrutamento inteligente? O uso de técnicas de marketing para atração e engajamento de profissionais é uma forma de fazer um recrutamento mais estratégico. 

2. Experiência do candidato

No recrutamento inteligente é considerada toda a experiência do candidato ao longo do processo de seleção. Em outras palavras, é considerada a experiência desde a divulgação da vaga até o momento de uma possível efetivação.

3. Tecnologia

O terceiro aspecto em que o recrutamento inteligente se diferencia é o que diz respeito ao uso de tecnologias para maximizar o processo seletivo. 

4. Dados

Em um processo de recrutamento inteligente, são coletados e analisados dados que tornarão possível chegar a insights e na eventual eliminação dos gargalos. 

Como fazer o recrutamento inteligente?

O primeiro ponto que deve ficar claro é que o recrutamento inteligente é um processo contínuo. O processo de recrutamento tradicional é sazonal, ou seja, realizado quando surge uma vaga para preencher na empresa. Nesse momento, se inicia a busca por um profissional que se enquadre nas características da vaga. 

A ideia por trás da continuidade do processo de recrutamento inteligente é ter nomes para o preenchimento imediato de vagas que surjam. Nesse sistema, os talentos do mercado são atraídos e seus dados são relacionados para que possam ser contratados numa eventual necessidade. O RH saberá quem procurar quando for necessário. 

O recrutamento inteligente se baseia em não esperar que uma vaga seja aberta para que seja feito. O trabalho de seleção deve ser realizado continuamente. Para isso, é determinante formar um banco de dados de talentos, considerando o seu segmento de atuação e as equipes internas. 

Também é essencial que a empresa desenvolva e fomente a sua marca como empregadora. Os talentos do mercado devem enxergar na sua companhia uma oportunidade de crescer e se estabelecer na carreira. É importante, ainda, que as empresas que desejam realizar um recrutamento inteligente invistam em formas diferenciadas de divulgar suas vagas.

Redes sociais

Quando se trata de posicionar uma empresa como marca empregadora, é preciso trabalhar com recursos como as redes sociais. Ter canais de comunicação mais próximos com os potenciais contratados permite estabelecer um vínculo que tornará mais fácil uma eventual contratação no futuro. 

Investimento em tecnologia

A tecnologia deve ser entendida como um recurso auxiliar importante para fazer um recrutamento inteligente. As técnicas manuais de recrutamento devem ser otimizadas para gerar dados e serem mais fáceis de executar. Plataformas digitais são grandes aliadas nesse processo. A facilitação dos processos de recrutamento ajudará no preenchimento mais efetivo de vagas, pois permitirá encontrar os profissionais ideais em menos tempo. 

Gostou de saber mais sobre como fazer recrutamento inteligente? Sua empresa já utiliza essas técnicas para contratar? Comente abaixo!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.



LINK DA FONTE

Rolar para cima