SEJA LIVRE, EU SOU! – Portal

Seja Livre

Ser Livre – Saiba mais

Todos nós temos pesos na alma. Algumas pessoas são mais pesadas, outras menos. Alguns pesos mudam sua robustez de tempos em tempos e oscilam conforme determinados gatilhos.

Um peso não precisa de definição. Você sente quando algo te aperta o peito, quando seu ânimo decai drasticamente, quando caminha com descrença e os pensamentos parecem feitos de chumbo.

Seu corpo inteiro pesa, você sente na carne, mas sabe que não é massa corporal. É um tipo de coisa que não tem forma nem nome, mas que te afeta drasticamente. Alguns pesos, a gente os vai abandonando pelo caminho, outros nos acompanham a vida inteira. 

Algumas pessoas estão tão habituadas com os pesos da alma, que, quando abandonam um, logo dão um jeito de se agarrarem a outro. Estar nesse tipo de looping não é positivo para ninguém. Quando as pessoas deixam os pesos no passado se tornam livres para viver plenamente e encontrar a felicidade.

Você tem sido uma pessoa livre ou está carregando pesos na sua alma? No artigo a seguir você poderá descobrir como se tornar alguém mais livre e leve. Esse é o tipo de mudança que contribui verdadeiramente para a sua felicidade

Você conhece alguém pesado? E você, qual o peso da sua alma hoje?

Talvez você responda a primeira pergunta com mais facilidade do que a segunda. É normal identificar questões que precisam ser solucionadas nos outros e não em nós mesmos. Porém, aprender a mensurar o peso de nossas almas é essencial para que possamos encontrar o caminho da liberdade. 

Em 2018, José Roberto Marques, fundador do IBC – Instituto Brasileiro de Coaching, teve a honra de estar no palco junto a Tony Robbins, considerado o maior Coach do mundo pela importância de seus coachees e das estratégias que ele já conseguiu traçar. Havia 12 mil pessoas, e o Zé se sentiu muito energizado e motivado.

Nesse evento, o fundador do IBC falava sobre um assunto importantíssimo: “os sete traços da maturidade humana”. Ao final, em um momento de grande catarse, ele encheu seus pulmões de ar e de energia e soltou um grito: “EU SOU LIVRE.”

Aquela espontaneidade que gerou essa expressão o fez raciocinar, nos dias seguintes, sobre o que havia acontecido. O grito catártico não estava nos planos, ele havia planejado somente o conteúdo que estava em seus slides. 

A liberdade e os pesos que carregamos

O grito “eu sou livre” saiu espontaneamente, mas ele se pôs a pensar se era realmente livre. Se fazia sentido. Se havia sido coerente. Para chegar a uma resposta, ele pensou sobre seus pesos.

Foi então que percebeu que, nos anos de evolução pessoal, sobretudo após a sua experiência de quase morte — que o levou ao despertar e, consequentemente, à fundação do IBC — não tinha carregado nenhum peso.

A sua mudança de mindset, entre tantos ganhos, lhe trouxe um poder incrível de autocura. José sempre reforça que é muito autocrítico e pensa bastante sobre seus próprios sentimentos, assim como sobre seus atos e reações.

Autocura

Essa reflexão constante lhe dá a possibilidade de sempre poder agir diferente. Com essa postura ele compreende que está no controle da própria vida, 100% do tempo. A autocura não é um conceito místico, não se trata de religião ou de algum dom do Espírito Santo, caso você seja cristão. 

A autocura é uma alteração interna. O modo pelo qual nós mesmos modificamos a carga de um sentimento e decidimos conscientemente a importância desse sentimento na nossa vida. 

Se um sentimento de frustração surge na vida de José, ele decide como lidar com esse sentimento. Sobre isso ele explica que se observa e se percebe que esse sentimento tem potencial para crescer e provocar forte angústia e desânimo, tomando caminhos para impedir que isso aconteça.

Para isso, ele busca trabalhar essa emoção, pois ignorá-la jamais seria um caminho. Toda mudança acontece dentro. Ninguém muda um hábito ou um comportamento sem antes ter modificado algum mecanismo psíquico. Não faz sentido esperar que algo diferente aconteça se nada foi alterado no processo, não é mesmo?

Mesmo a mudança física, ou a sua necessidade, nasce dentro. É na mente que sabemos se a imagem projetada no espelho confere ou não com quem pensamos que somos, se nos agrada ou nos deixa infelizes.

Quando uma pessoa controla sua vida, ela se cura. Essa pessoa permite ou não que um sentimento se instale, que uma crença surja ou um comportamento se torne um hábito. Isso é o princípio de ser livre. Estar conscientemente no controle (da sua vida, não da vida dos outros).

Seja livre você também!

Ser uma pessoa livre e sem pesos é uma das melhores coisas que pode acontecer na vida de alguém. E para chegar a esse status é essencial que se trabalhe o autoconhecimento e a inteligência emocional. 

A metodologia de Coaching é uma grande aliada de quem está buscando construir sua estrada rumo à liberdade. Isso porque esse método contribui para que o coachee (aprendiz) entenda melhor quem é e quais são seus objetivos. Ao responder a Perguntas Poderosas o indivíduo tem a oportunidade de refletir sobre suas emoções.

Essa reflexão, consequentemente, leva ao desenvolvimento da sua inteligência emocional. A capacidade de entender e gerenciar suas próprias emoções é algo com grande capacidade de transformação na vida de alguém. Ao entender mais sobre seus sentimentos, o indivíduo consegue entender mais sobre as emoções dos outros.

Construir relações saudáveis e empáticas com as pessoas à sua volta é o primeiro passo para ser mais feliz e completo. E claro que ao se tornar alguém mais feliz você também se torna alguém mais livre. A liberdade diz respeito a poder ser quem você é sem se sentir mal e nem frustrado por isso.

Reflita sobre seus sentimentos e o quanto eles estão funcionando como âncoras que te impedem de sair do lugar. A leveza está em não deixar que sentimentos negativos desviem a sua atenção do que é realmente importante e positivo. 

Gostou de saber mais sobre como ser livre? Busque por essa liberdade e leveza para a sua vida!

Aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

Copyright: 245747281 – https://www.shutterstock.com/pt/g/BABAROGA



LINK DA FONTE

Rolar para cima