Um mundo melhor para viver

mãos sgeurando o mundo

Confira o poder do coaching na promoção da mudança positiva.

Você já imaginou o que é preciso para que nós possamos viver em um mundo melhor? E já percebeu que isso só depende de nós, seres humanos? E ainda, que para chegarmos a esse desejo, basta mudarmos alguns dos nossos comportamentos? Mas será mesmo possível mudar o comportamento de todas as pessoas do planeta?

Para que possamos verdadeiramente ser agentes de uma mudança positiva, precisamos, antes de qualquer outra coisa, provocar uma mudança em nós mesmos. Se quisermos mudar a sociedade, sem que haja uma mudança na nossa consciência e nas nossas prioridades, essas alterações não vão se sustentar. Acompanhe-nos na reflexão a seguir sobre como podemos construir um mundo melhor para viver!

Uma mudança de dentro para fora

Na década de 1970 o biólogo Rupert Sheldrake desenvolveu a teoria dos campos morfogenéticos ou “ressonância mórfica”. Segundo ele, os campos mórficos são áreas que levam informações e exercem influência sobre sistemas que apresentam algum tipo de organização.

Embasados nesse conhecimento, podemos dizer que a mudança de comportamento de um indivíduo influencia os outros ao seu redor. A mudança do mundo começa pela mudança do nosso mundo interior e, depois, será espalhada e propagada para o mundo externo: a nossa família, o nosso trabalho, a comunidade em que vivemos, a cidade, o país, e assim sistematicamente.

A mudança deve ocorrer primeiramente na forma de pensar, pois, quando as pessoas pensam de forma diferente, também começam a agir diferentemente. Com isso, aparecem os resultados, e essas mudanças ficam perceptíveis aos olhos das pessoas à sua volta, que com certeza poderão ser influenciadas e se inspirarem para mudarem também.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

Exemplos a serem seguidos

Hoje, cada vez mais, os cientistas afirmam que nós podemos mudar e transformar a nossa realidade ao adotarmos uma nova forma de pensar, com foco no lado positivo e tendo novos comportamentos e atitudes. Assim, o nosso sistema passará a operar com novas crenças e valores e, de forma natural, poderemos contagiar as pessoas que estão a nossa volta, pelo simples fato de SER, sem se opor ao se comunicar e sem fazer “pregações” insistentes.

Vamos nos lembrar de 3 seres iluminados, com níveis de consciência extremamente elevados, que fizeram a diferença na vida das pessoas e no mundo. Nelson Mandela, Gandhi e Martin Luther King, foram inegavelmente os maiores líderes da história recente da humanidade.

Quantos Mandelas, Gandhis e Luther Kings deverão existir no mundo para que transformações rápidas e profundas possam acontecer?

A nossa percepção de mundo se torna limitada devido à nossa mente condicionada, e essa forma de ver e perceber os fatos é que gera ansiedade e incertezas. Se mudarmos os nossos pensamentos e direcioná-los para o lado positivo das situações e se negarmos os riscos e as dúvidas, eles poderão ser amenizados e até mesmo afastados.

A nossa mente cria a nossa realidade e, obviamente, se focarmos em coisas positivas e cultivarmos as emoções positivas, mesmo diante das situações adversas, criaremos uma realidade com resultados favoráveis. E o contrário também é verdadeiro!

Quando a mente cria, a vida avança

Se você pensar em um empresário muito bem-sucedido, deverá compreender que tudo começou com uma ideia. Antes de ele pensar em dinheiro, em espaço, em funcionários, em serviços, em marketing ou em qualquer outro aspecto importante, ele teve uma simples ideia. Hoje em dia, todos somos fascinados pelos aparelhos celulares, por exemplo, de modo que é difícil imaginar a vida sem eles. Contudo, há algum tempo, alguém teve essa ideia. Essa revolução toda começou na mente de uma pessoa.

É claro que você não precisa revolucionar um segmento do mercado. Todavia, precisa compreender que as mudanças que você quer ver concretizadas precisam começar na sua mente. Enquanto você não compreender o quanto a atividade física é saudável, por exemplo, não terá forças motivacionais para adotar esse hábito. Por isso, antes de querer construir uma vida melhor ou um mundo melhor, você precisa enxergar um propósito real na mudança que deseja promover.

Depois que essa fase da consciência estiver resolvida, aí sim você conseguirá transformar as suas ideias em atitudes. É nesse momento que as suas ações edificarão a realização dos seus sonhos. Por isso, antes de querer que todo mundo mude, questione-se: o que eu preciso mudar? Como eu posso dar o exemplo da mudança que eu desejo ver na sociedade?

O poder do coaching na promoção da mudança positiva

Segundo estudos, vem aumentando a quantidade de pessoas que buscam o autoconhecimento e a ampliação da consciência, o que é fundamental para a construção de um mundo melhor. Nesse sentido, o coaching é a metodologia de desenvolvimento mais eficiente da atualidade, e a abordagem sistêmica e evolutiva é o que possibilita o alcance de resultados extraordinários e de profundas transformações.

O IBC — Instituto Brasileiro de Coaching, por meio da formação PSC — Professional & Self Coaching, vem sendo um agente de transformação e mudanças com resultados extraordinários na vida de muitas pessoas, direta e indiretamente. Milhares de pessoas estão tendo a oportunidade desenvolver o seu potencial infinito, contribuindo para um mundo melhor. Com toda certeza, o mundo se torna melhor à medida que as pessoas tornam-se seres melhores, mais conscientes e alinhados com os seus valores, crenças, missão e propósito de vida.

“Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas comprometidas e preocupadas possa mudar o mundo.” — Margaret Mead, antropóloga estadunidense.

E você, querida pessoa, de que forma tem contribuído com um mundo melhor? Como tem colocado as suas ideias em prática para alcançar a vida que você tanto deseja? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.



LINK DA FONTE

Rolar para cima