Não foi difícil para Samantha Losey, diretora-gerente da Unity, uma empresa de relações públicas em Londres, convencer sua equipe a trabalhar menos horas pelo mesmo salário.
Mas foi uma batalha difícil convencer seu próprio conselho a se juntar ao maior piloto do mundo da semana de trabalho de quatro dias.
“Tive que lutar muito para fazermos isso como um negócio… ninguém estava disposto. Todo mundo era muito tradicionalista”, disse Losey ao CNN Business.
A principal preocupação centrou-se em saber se um corte de 20% na jornada de trabalho semanal levaria a uma queda na produção e faria com que os clientes fugissem.
Mas depois de uma “jornada muito difícil” para convencer seu conselho e um começo difícil, Losey disse que sua equipe deu um passo à frente. Ela disse ter 80% de certeza de que todos manterão a rotina depois de novembro, quando o teste terminar.
“Minha cabeça rolaria como a de Maria Antonieta se eu dissesse a essa equipe ‘não vamos mais fazer isso’”, disse ela.
A Unity é uma das 70 empresas do Reino Unido que participam do teste. Durante seis meses a partir de junho, mais de 3.300 funcionários trabalharam 80% de suas horas habituais – pelo mesmo valor salarial – em troca da promessa de entregar 100% de seu trabalho habitual.
O programa está sendo executado pela organização sem fins lucrativos 4 Day Week Global; Autonomia, um think tank; e a 4 Day Week UK Campaign, em parceria com pesquisadores da Cambridge University, Oxford University e Boston College.
O teste já está dando frutos para os trabalhadores famintos por mais tempo livre.
Na metade do piloto, 95% das empresas pesquisadas pela 4 Day Week Global dizem que seus níveis de produtividade permaneceram os mesmos ou melhoraram, enquanto 86% dizem que provavelmente tornarão a rotina permanente.
Para Gary Conroy, fundador e CEO da 5 Squirrels, fabricante de produtos para a pele na costa sul da Inglaterra com 13 funcionários em período integral, a nova rotina de trabalho fica “cada vez melhor o tempo todo”, disse ele ao CNN Business.
Alguns dos benefícios foram inesperados.
“Todos nós perdemos muito peso… estávamos acima do peso antes”, disse ele. “A equipe tem mais tempo para preparar alimentos, [comer] de forma saudável. Muitas pessoas estão indo muito mais à academia.”
Bom para os negócios?
Quatro meses após o início do teste, Losey disse que seus clientes estão satisfeitos com seu desempenho, enquanto sua equipe está muito mais inspirada e criativa.
Um estudo interno da empresa descobriu que a produtividade aumentou 35% e a equipe disse que estava se sentindo mais saudável e feliz, em comparação com antes do teste.
Agora, as pessoas estão lutando para se juntar à empresa.
“Estávamos morrendo no início do ano tentando encontrar talentos e estávamos gastando dinheiro com recrutadores à esquerda, à direita e ao centro”, disse ela.
Mas desde que a Unity ingressou no programa, Losey disse que “nunca teve tantas inscrições”, economizando muito dinheiro para a empresa em custos de recrutamento.
Embora seu conselho ainda esteja cético sobre o impacto nos resultados dos negócios, os clientes da Unity estão “desesperados” para que o experimento dê certo, disse ela – para que possam convencer seus chefes a adotar a rotina em seus próprios locais de trabalho.
“Eu literalmente tive um cliente hoje dizendo… vou levar isso para o departamento de RH”, acrescentou Losey.
Juliet Schor, professora de sociologia do Boston College, disse a Christine Romans, do CNN Business, que a semana de trabalho de quatro dias oferece “uma grande vantagem competitiva para as empresas no mercado de trabalho”.
Também contribui para funcionários mais felizes e saudáveis, disse Schor. Isso é especialmente importante, dadas as demandas da pandemia que levaram muitos a simplesmente esgotar-se.
“Os americanos estão descobrindo que dois dias não são suficientes para o fim de semana. Eles não podem fazer todas as suas tarefas e cuidar da família e levar seus filhos para atividades, e até mesmo um pouco de tempo para si mesmos e se preparar para a semana de trabalho”, disse ela.
“Tudo isso fica amontoado em dois dias e não é suficiente. A semana de cinco dias não está mais funcionando para as pessoas”, acrescentou Schor.
No entanto, uma semana de trabalho de quatro dias não é uma bala de prata.
Em junho, uma pesquisa da Gallup com mais de 12.000 trabalhadores nos Estados Unidos descobriu que, embora aqueles que trabalham uma semana de quatro dias tenham relatado maior bem-estar – principalmente entre aqueles que precisam trabalhar no local – não houve aumento correspondente nos níveis de engajamento. em seus empregos.
“Ter maior envolvimento se resume a como você é gerenciado, e apenas dar a alguém uma semana de trabalho de quatro dias não significa necessariamente que você é bem gerenciado e que está engajado em seu trabalho”, Jim Harter, cientista-chefe de local de trabalho e bem-estar da Gallup, disse ao CNN Business.
Sem tristeza de segunda-feira
Para Losey, no entanto, ajustar-se à nova rotina foi doloroso.
Ela descreveu a primeira semana como “Armageddon”, com poucos colegas disponíveis para responder a uma emergência de um cliente.
“Eu apenas sentei no chão da cozinha e chorei”, disse ela.
Aos poucos, a equipe se adaptou e introduziu novos hábitos que fizeram toda a diferença. Agora, as reuniões internas são limitadas a 15 minutos e as reuniões de clientes a 30 minutos. Os e-mails para colegas não podem exceder mais de um quarto do total de e-mails de um dia.
Em particular, a equipe de Losey aposta em um sistema de “semáforo” para reduzir as distrações no escritório.
Os colegas têm uma luz em sua mesa e a colocam em verde se quiserem conversar, âmbar se estiverem ocupados, mas disponíveis para falar e vermelho se não quiserem ser interrompidos.
“Se o botão deles estiver vermelho, vá atrás deles por sua conta e risco”, disse Losey.
Conroy disse que introduziu o “tempo de trabalho profundo” onde, por duas horas todas as manhãs e duas horas todas as tardes, sua equipe ignora e-mails, chamadas ou mensagens instantâneas e se concentra em seus projetos.
Sua equipe até começou a desconectar os telefones do escritório, pois eles distraíam demais. Os clientes ficaram inicialmente incomodados, disse ele, mas desde então responderam enviando mais e-mails.
Losey disse que vale a pena ver os riscos para o negócio.
“Depois de termos tido várias semanas tranquilas… parece ‘como voltaríamos?’ Como trabalhamos cinco dias? Parece tão desumano”, disse ela.
“Ninguém tem tristeza de segunda-feira aqui”, acrescentou.
Compartilhe: