Bem-estar,
Estresse
Você já ficou tão estressado que deu até vontade de desistir de tudo e todos? Pois é, essa situação acontece vez ou outra e acaba tirando o nosso chão. Porém, por mais que a raiva seja uma emoção comum, e até necessária, é preciso saber como manter a calma para não tomar atitudes impulsivas que gerem remorso depois.
E para ajudar você nesses momentos de puro estresse, nós fizemos esse material super completo que vai ajudar você a entender o que é a calma, como se acalmar em momentos de pressão e 5 exercícios práticos para ajudar você a ficar tranquilo em qualquer situação!
Boa leitura!
O que é a calma?
A calma é um estado de plenitude em que sua mente e seu corpo estão livres de agitação e ansiedade tóxica. É quando você não se deixa levar pelas suas emoções, mas as entende e as controla.
E esse sentimento de calmaria não se resume apenas àqueles dias de férias, em que você está com os pés para cima e sem nenhum compromisso. A calma também pode estar presente em dias em que tudo está dando errado, mas, ainda assim, você consegue respirar fundo e se manter tranquilo.
Ou seja, a calma é a capacidade de se manter pleno e pensar com clareza em qualquer situação, sejam elas favoráveis ou não.
A importância de relaxar
Com o dia a dia cada vez mais corrido, é comum ficarmos tensos e cada vez mais suscetíveis a altos picos de estresse.
Por isso, é muito importante fazer pequenas pausas no seu dia para limpar a mente! Ou seja, reservar alguns minutos entre as tarefas para respirar fundo, beber água, dar uma olhada ao redor e até pegar um pouco de sol.
Outra opção muito boa é, se possível, tirar um cochilo de 20 minutos no meio do dia, pois isso faz com que seu cérebro “reinicie” e deixe você mais relaxado e tranquilo.
Tudo isso pode parecer perda de tempo, mas a verdade é que, quando você tirar esses minutinhos para relaxar, você fica menos propenso a se estressar e fica mais calmo para resolver as situações que aguardam sua atenção.
Como manter a calma mesmo sob pressão?
Há dias em que parece que o serviço todo acumulou. Seja no trabalho, na faculdade e problemas pessoais, tudo parece uma mistura de correria e estresse. Assim, fica fácil perder a cabeça e ficar muito estressado.
Mas, como falamos no primeiro tópico, é possível manter a calma em momentos assim também.
O primeiro passo é entender que enquanto você estiver estressado, menos capacidade vai ter de ver as coisas com clareza, assim vai ficar andando em círculos e ficar ainda mais irritado.
Então, é preciso que, em momentos de pressão, você deixe tudo de lado por um minuto e pense: Quais são as minhas prioridades hoje? O que eu não posso deixar para outro dia e que não é tão urgente assim?
Assim, você pode anotar quais as tarefas principais e visualizar o seu plano do dia. Dessa forma, você foca no principal e não se preocupa com tudo de uma vez só.
Feito isso, você vai respirar fundo e se concentrar totalmente nessas tarefas, uma de cada vez. Fazendo pequenas pausas entre elas para beber uma água e dar uma espairecida.
Você pode, por exemplo, trabalhar por 1h com foco total e, em seguida, tirar 10 minutinhos para descansar a visão e a mente.
Assim, focando nas tarefas mais importantes, deixando de lado o que pode ser feito no outro dia e fazendo pequenas pausas, você vai conseguir se manter calmo e produtivo mesmo em momentos de pressão.
Saiba mais: aplicativos para manter o foco.
Como manter a calma na hora do estresse: 5 dicas
Além desse plano geral para você conseguir se organizar e não perder a cabeça nos dias de correria, vamos mostrar agora para você alguns exercícios práticos que ajudam você a desacelerar e se manter calmo.
Eles são simples e podem ser feitos de qualquer lugar. Confira!
Faça exercícios de respiração
Controlar a respiração é uma carta na manga muito poderosa para se acalmar nos momentos de estresse e ansiedade.
Isso porque, quando você regulariza sua respiração e foca nesse exercício respiratório, sua mente fica mais clara, seu corpo se acalma e você consegue voltar ao estado de plenitude.
Além disso, esse exercício também oxigena o cérebro e relaxa o corpo! Legal, né? E um desses exercícios de respiração, é a respiração diafragmática. Você pode conferir como ela funciona no gif abaixo.
Basta inspirar e expirar no ritmo da animação por no mínimo 60 segundos.
Conte até 10
Quem nunca ouviu que contar até 10 ajuda a acalmar? E esse dito popular tem sim razão!
Ao focar sua mente na contagem, você desvia seus pensamentos daquilo que está te deixando estressado, de forma que sua mente se acalma e o pico de estresse diminui.
Por isso, na hora da raiva, feche os olhos, respire fundo e conte até 10!
Tente ver a situação por outro ângulo
Quando estamos estressados, é difícil ver a situação por outro lado. Às vezes, nós não queremos mesmo pensar por outro ângulo, queremos apenas nos deixar levar pelo estresse.
Mas o problema disso é que, quando nos recusamos a ver as coisas por outro ponto de vista, nós nutrimos nossa mente de sentimentos ruins e nos deixamos dominar por isso, fazendo mal para nós mesmos e para as pessoas ao nosso redor.
Então, quando o pico de estresse passa, a gente se arrepende de ter gritado, ter dito certas coisas e de não ter pensado melhor antes de agir. É normal que apareçam pensamentos como: “nossa, mas não era tão ruim quanto eu pensei na hora”.
Por isso, quando ficar muito bravo com algo ou alguém, saia do ambiente, faça os exercícios mostrados aqui, reflita e depois volte. Pense que, apesar de querer explodir, depois, você vai se agradecer por ter tido autocontrole.
Pratique a positividade
Não, não é o que você está pensando. A positividade não é sobre ficar pensando que o mundo é lindo, colorido e só existem coisas boas.
A positividade é sobre resgatar na sua memória coisas que te dão esperança para continuar. Por exemplo: “nossa, que dia horrível no trabalho. Mas pelo menos, no final do dia, vou voltar para casa e encontrar aquela pessoa querida me esperando”.
É sobre usar as coisas pelas quais você é grato como uma âncora, para que assim você não afunde no meio do estresse.
Dessa forma, por mais que você saiba que nada está perfeito, ainda existem coisas boas para se apoiar e sentir gratidão.
Não leve tudo para o lado pessoal
Você já achou que as pessoas do trabalho não gostavam de você? Se sentiu um impostor no grupo de amigos? Ou tem pensamentos frequentes de que certa pessoa falou estranho com você, por isso você acha que sua presença incomoda?
Esses e outros são sinais de que você tem uma tendência a levar as coisas para o lado pessoal, seja por causa da ansiedade ou por causa da baixa autoestima, por exemplo. Assim, você acaba sofrendo muito e ficando sempre estressado por achar que as pessoas têm algo contra você.
Mas a verdade é que as pessoas prestam pouca atenção em nós, porque nós não somos o centro do universo dos nossos colegas de trabalho, faculdade e outros. Por isso, se certa pessoa falou de modo seco com você, talvez ela só esteja em um dia ruim, com muita coisa na cabeça, ou até mesmo muito atarefada.
Por isso, tente não levar tanto as coisas para o lado pessoal. Releve algumas situações e foque no que você pode fazer de melhor. Não tente adivinhar o que o outro pensa de você, nem fique pensando que certa pessoa não gosta de você.
Isso só causa estresse e mais ansiedade. Lembre-se sempre, nem tudo é pessoal, ok?
Como a terapia pode te ajudar a manter a calma
Na terapia, o psicólogo ajuda você a entender situações que geram estresse em você, o porquê disso acontecer e propõe ações práticas para que você controle e mude isso. Dessa forma, você começa a se conhecer melhor e ter mais autocontrole em todas as áreas da sua vida.
E se você quer começar a viver esse tempo de plenitude e autoconhecimento, que tal conversar com um Psicólogo da Eurekka? Você pode marcar uma Conversa Inicial e ver como funciona!
Nossos psicólogos são escolhidos a dedo e são muito experientes, portanto estão preparados para auxiliar você a ser mais calmo e feliz, a partir de micropassos e pequenas ações no dia a dia.
Clique no botão e saiba mais!