A terceira idade e o mercado de trabalho

Terceira idade

Aumenta o número de idosos inseridos no mercado de trabalho.

Como se você imagina quando chegar à terceira idade? Aliás, como você acredita ser a vida de quem está nesta fase da vida? Muita coisa mudou e se antes o destino dos idosos era ficar em casa e quietos, atualmente vemos idosos mais ativos e até presentes no mercado de trabalho. E é sobre isso que vamos falar no artigo de hoje.

Esse é um tema relevante, uma vez que a parcela de idosos, no Brasil, vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. Segundo levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), estima-se que até 2060, a terceira idade representará 32,2% da população do país. Ou seja, os idosos serão um terço da população. 

Quanto mais essa parcela populacional se torna presente, mais é necessário desenvolver planos para atendê-la satisfatoriamente. E claro que isso também diz respeito ao mercado de trabalho, pois os idosos atuais e do futuro são muito mais produtivos do que os do passado. Vamos entender mais sobre esse tema? 

A terceira idade nos tempos atuais

Se outrora envelhecer era sinônimo de quietude e repouso, isso não é compatível com a atualidade. Já não se pode mais dizer que a terceira idade é sinônimo de cansaço, monotonia, doenças e resguardo. 

O aumento da expectativa de vida no Brasil vem chamando a atenção de diversas áreas como a medicina, o esporte, o turismo e, principalmente, o mercado de trabalho. Prova disso é o crescente o número de idosos que permanecem em suas profissões ou que optam por retornar às empresas que já trabalharam.

Muitas organizações já constataram essa tendência no meio corporativo e viram nela uma oportunidade vantajosa para o negócio. Já existem no país empresas que ofertam vagas sem limite de idade, além das que optam pela criação de programas para a terceira idade. 

É o caso da Pizza Hut, com o Programa Atividade (que oferta vagas para atendente), do Bob’s (com o Projeto Melhor Idade) e do Pão de Açúcar (com o Programa da Terceira Idade, que já contratou mais de cem idosos).

Mas, fica a pergunta: o que motiva os idosos a voltar ao trabalho?

Por que os idosos estão voltando para o mercado de trabalho? Muitas são as razões para que um idoso decida voltar a trabalhar. Uma delas é a disposição e vontade de permanecer ativo, fazer algo produtivo. A expectativa de vida no Brasil é de 76 anos, segundo apontou o IBGE em suas últimas pesquisas. 

Isso também repercute no anseio de se manter ativo profissionalmente ou voltar ao mercado de trabalho em muitos casos. Há ainda os anseios pessoais que motivam os idosos a continuar em suas carreiras profissionais. Os sonhos não realizados na juventude ou até mesmo os novos sonhos que surgiram ao longo da vida.

Além de toda a energia e disposição para se manter no mercado de trabalho, existem também outros fatores que contribuem para que os idosos tomem esta decisão. Fatores que podem ir além da vontade do profissional idoso de continuar na carreira. E que fatores são estes? Conheça alguns deles:

  • O baixo valor da aposentadoria que faz com que os profissionais idosos busquem formas de complementar a renda familiar; 
  • Complementar a renda para ajudar no sustento de netos e demais familiares; 
  • Gosto pelo trabalho exercido ao longo da vida; 
  • O fato de que no trabalho o idoso mantém vínculo com os amigos
  • O trabalho gera satisfação. 

O que as empresas devem fazer ao contratar um colaborador da terceira idade? 

Contratar alguém da terceira idade requer alguns cuidados distintos da admissão de uma pessoa mais jovem. A empresa deve fornecer treinamento para que o idoso desenvolva suas habilidades e não apenas realize as tarefas de forma robotizada. 

É importante também que haja um cuidado no que diz respeito à carga horária e atividade que o colaborador exercerá, considerando a idade do mesmo e sua condição de saúde.

Vantagens ao contratar alguém da terceira idade

Conheça a seguir as principais vantagens de contratar colaboradores da terceira idade para a sua empresa. 

1. Comprometimento e disponibilidade 

As empresas viram na contratação de idosos, uma oportunidade de crescimento para o negócio. Isso porque existe por parte deles, comprometimento e disponibilidade para o trabalho, além da mão de obra ser qualificada. Muitos trabalharam em determinada área durante a vida toda, disponibilizando assim, amplo conhecimento. 

De maneira geral, as pessoas maduras já cumpriram seus compromissos com a família, como criar os filhos, por exemplo. Dessa forma, esses trabalhadores costumam ter mais disponibilidade de horários para realizar as suas tarefas. Por fazerem parte da geração baby boomer, esses profissionais, valorizam a oportunidade recebida. 

2. Carisma e colaboração 

Diversas empresas perceberam, também, que a terceira idade é carismática e solícita com os clientes, gerando fidelização. As organizações que disponibilizam vagas para idosos, passam a ser um ambiente de ensino/aprendizado.

Essas companhias conseguem aprimorar os talentos da terceira idade e também desenvolver novos. Além de proporcionarem troca de experiências entre o colaborador idoso (que pode vir a se tornar um mentor) e aquele que acaba de ingressar no mercado de trabalho. 

3. Fortalecimento da marca empregadora

Outro fator crucial é o fato de que, quando uma empresa não limita a idade do colaborador, ela quebra paradigmas e acaba se diferenciando da concorrência. Esses diferenciais ajudam a construir uma imagem mais positiva para o empreendimento. É cada vez mais importante ter uma boa imagem diante dos consumidores.

Investir na contratação de profissionais da terceira idade tende a gerar simpatia da sociedade para com a marca. O ideal é implementar um programa de inclusão desses profissionais para que eles tenham oportunidades de se desenvolver plenamente. 

Conheça os direitos dos trabalhadores da terceira idade

A legislação brasileira assegura uma série de direitos para os idosos. Esses direitos estão protegidos pelo Estatuto do Idoso (Lei 10.741), sancionado em 2003. Abaixo listamos os principais direitos desse público:

Condições de trabalho

Indivíduos com mais de 60 anos de idade têm o direito de realizar atividades profissionais desde que sejam respeitadas suas condições físicas, psíquicas e intelectuais.

Proibido fixar limite de idade

Não é permitido que seja fixado um limite de idade para preencher uma vaga de trabalho, salvo que seja exigência do cargo.

Discriminação

Idosos que sofrerem quaisquer tipos de discriminação no ambiente de trabalho têm direito a mover judicialmente ação por danos morais.

Estímulo a programas de inclusão

O Estatuto do Idoso reforça que o poder público deve estimular a existência de programas de inclusão de idosos nas empresas.

Ações profissionalizantes

Também é assegurado pelo estatuto que o poder público deve investir em ações profissionalizantes que ajudem na reinserção dos idosos no mercado de trabalho.

Regras práticas para situações de trabalho

No Estatuto do Idoso há a previsão de regras práticas para várias situações de trabalho com a intenção de garantir uma vida digna para esses trabalhadores. Confira a seguir:

  • Desconto de 50% em atividades esportivas, culturais e de lazer;
  • Difusão de programas educativos sobre envelhecimento nos meios de comunicação;
  • Aplicação de penalidades para quem mostrar imagens que atentem contra os idosos;
  • Sanções para aqueles que abandonam idosos sem assistência, entre outros. 

O Coaching pode ajudar a estruturar a contratação de idosos 

Se você se interessou sobre esse perfil de colaborador e deseja saber se a sua empresa é apta a ofertar vagas para os profissionais idosos, o Coaching é uma metodologia capaz de auxiliá-lo.

Esse método ajuda a entender mais sobre o seu negócio e assim impulsioná-lo para o sucesso e conduzir a gestão de pessoas com maior eficiência. A metodologia pode ser um diferencial para identificar talentos importantes para a sua organização.

E você, o que pensa sobre este assunto? Qual é a sua visão sobre empresas que oferecem vagas para a terceira idade? Utilize o espaço aberto para deixar a sua opinião e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

Copyright: Halfpoint



LINK DA FONTE

Rolar para cima