Planejamento: o segredo do sucesso :: IBC

equipe fazendo planejamento

Confira o papel do planejamento.

Vivemos na era do desenvolvimento pessoal, onde conhecer a si mesmo é de extrema importância. O mundo oferece milhares de oportunidades e vemos diante delas muitas chances para a autorrealização. Os melhores profissionais, contam com um bom planejamento e por tê-lo, se destacam não só no meio corporativo, mas também na vida pessoal.

As corporações precisam de profissionais que saibam planejar e definir metas ousadas, porém alcançáveis. O ato de planejar não significa estar livre dos erros, mas o planejamento auxilia a calcular as possíveis falhas e ajuda no preparo para enfrentar as adversidades. Quem planeja, sabe que diante de dificuldades e obstáculos, encontrará formas de superá-los e adquirir experiência. Acreditar no sucesso e se empenhar para tal resultado é um exercício contínuo.

No artigo a seguir iremos apresentar com mais detalhes os fatores que tornam o planejamento o segredo do sucesso, tanto no âmbito pessoal quanto no âmbito profissional. Continue a leitura e saiba como se planejar e tornar seus dias mais produtivos e com resultados mais positivos. 

O que é planejamento? 

Segundo o economista e professor universitário Jackson de Toni, o planejamento visto estrategicamente não é outra coisa senão a ciência e a arte de construir maior governabilidade aos nossos destinos, enquanto pessoa ou organizações. Conseguimos através dele organizar os objetivos e decisões para que possamos alcançá-los. O ato de planejar deve sempre preceder uma ação. 

É importante destacar que o planejamento deve cumprir um propósito, ou seja, ser utilizado para concretizar uma meta. Ressaltamos que nem todos conseguem fazer uso efetivo dessa ferramenta, pois se perdem no momento de colocá-la em prática. Então, é essencial que no ato de planejar o indivíduo esteja consciente de que precisará seguir esses passos efetivamente.

Planejamento: ferramentas para utilizar esse método

Uma boa maneira para montar seu planejamento é usar de algumas ferramentas da própria administração. Inclusive, essas ferramentas podem ser utilizadas também para a formulação de um plano para alcançar alguma realização pessoal.

A seguir apresentaremos uma ferramenta bastante utilizada no âmbito corporativo e que pode funcionar bem para seus planejamentos. 

5W2H

Por ser de fácil entendimento, o 5W2H é muito utilizado para planos de ação e plano de negócios. Essa ferramenta facilita e agiliza as ações. É basicamente um checklist de determinadas atividades que precisam ser desenvolvidas com o máximo de clareza possível. Ele funciona como um mapeamento destas atividades.

O seu nome deriva das iniciais de sete perguntas em inglês. Cinco delas começam com W e as outras duas com H, por isso 5W2H. As respostas para as 7 perguntas te ajudarão a fazer um planejamento. A partir daí, será possível monitorar os seus objetivos e suas ações. Veja como funciona o processo:

What? – O que será feito (ações, etapas, descrição).

Nessa etapa você terá uma visão mais clara do que pretende realizar. Detalhe o máximo possível para poder usar essa etapa de base para organizar seu trabalho ao longo do período de realização do projeto. 

Why? – Por que será feito (justificativa, motivo).

Essa resposta é importante especialmente por uma questão motivacional. Nem sempre o caminho rumo a uma realização é simples e ter um elemento de motivação é importante. Quando estiver considerando desistir, relembre do que respondeu para essa pergunta. 

Where? – Onde será feito (local).

No ato do planejamento é essencial ter definidos todos os passos e recursos necessários, isso inclui o local em que será realizado o projeto. A partir dessa definição de local, você pode considerar outros fatores como a logística, por exemplo. 

When? – Quando será feito (prazo, datas, tempo).

Definir prazos para realizar as etapas de um projeto é importante para evitar que algumas atividades se prolonguem mais do que o esperado. Trabalhar com data de início e fim te ajuda a ser mais focado. Mas, lembre-se de que é preciso que esse prazo esteja dentro da realidade. Não estipule um tempo muito curto ou muito longo, ambos podem ser prejudiciais. 

Who? – Por quem será feito (responsabilidade pela ação).

Atribuir responsabilidades é uma forma de tornar o trabalho mais organizado. Além disso, é importante que todos saibam de antemão o que precisarão fazer. Quanto mais claro tudo estiver mais difícil será que alguém desconheça suas atribuições. 

How? – Como será feito (método, processo).

Mais uma etapa bastante relevante do planejamento, pois permite que os passos necessários para a concretização sejam listados. Lembra que dissemos ser determinante que o planejamento possa ser colocado em prática? A partir da definição de método e processos, há a transposição das ideias para a realidade. Isso permite tornar o planejamento mais real. 

How much? – Quanto custará fazer (gastos ou custos envolvidos).

E claro que não dá para pensar em um planejamento sem considerar o orçamento, ou seja, quanto se tem para investir e quanto custará. Todos os gastos e custos devem ser colocados na ponta do lápis para evitar surpresas ao longo do caminho. Permanecer dentro do que foi estipulado pelo orçamento é fundamental.

O papel do planejamento para alcançar o sucesso

Implementar um plano de gestão profissional poderá criar as condições propícias para o sucesso profissional e pessoal. Aproveite as dicas e invista no planejamento eficiente de suas ações. Com certeza, isso potencializará suas ações e o alcance de resultados extraordinários.

Certamente, a contribuição mais significativa do planejamento para o sucesso pessoal e profissional é conseguir visualizar o trabalho a ser feito. Muitas pessoas têm uma ideia muito abstrata de sucesso, isso porque enxergam apenas o final da jornada, aquilo que elas querem. No entanto, para comprar uma casa, ser promovido no trabalho ou fazer uma viagem dos sonhos é essencial investir tempo e trabalho.

O planejamento ajuda a entender quais são os passos que precisam ser dados e o quanto de esforço eles demandarão. Com essa visão mais ampla, o caminho para o sucesso se torna mais concreto, isto é, o indivíduo compreende que há tarefas que precisa cumprir. O papel do planejamento é iluminar o caminho da realização, permitindo que o indivíduo entenda o que precisa fazer para cruzá-lo.

Você utiliza alguma ferramenta de planejamento na vida pessoal ou profissional? Comente abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.



LINK DA FONTE

Rolar para cima